Blog

Anglo American informa o cronograma de obras da Etapa 3 do Minas-Rio

Depois de obter as licenças prévia e de instalação para a Etapa 3 do Sistema Minas-Rio, a Anglo American começa a cumprir o cronograma de obras iniciando pelas atividades preparatórias, momento em que acontece a remoção da camada superficial do solo, a construção de estradas e a preparação das frentes de lavra, para posterior entrada de equipamentos de grande porte. Estas obras da Etapa 3 estão previstas ainda para o primeiro semestre desse ano.

Em seguida, virão as obras principais, que compreendem o aumento da cava da mina, a instalação de diques de contenção de sedimentos, o alteamento da barragem de rejeitos, a expansão da pilha de estéril, a instalação do platô de apoio operacional e a instalação de nova flotação.

No caso do alteamento da barragem de rejeitos, as seguintes obras serão iniciadas em 2018: maciço principal; dique de sela 1, dique de sela 6 A e dique de sela 6 B. Em 2019 e 2020, a principal obra será o maciço principal do alteamento da barragem. Em 2021 e 2022, serão finalizados os trabalhos no maciço principal da barragem, assim como os diques de sela 1, 6 A, 6 B, 3, 8 A e 8 B. Os diques de contenção de sedimentos 3, 4 e 5 serão feitos ao longo dos quatro anos.

No alteamento da barragem, será realizada a instrumentação geotécnica, onde serão instalados marcos topográficos, medidores de nível, medidor de vazão e piezômetros.

Com a autorização de ampliação do Sistema, a mineradora poderá elevar a produção para 26,5 milhões de t/ano de minério de ferro. O investimento estimado é de R$ 1 bilhão.

As obras da fase 3 do projeto Minas-Rio devem gerar no pico cerca de 800 empregos.

A principal empresa contratada para condução das obras é a Barbosa Mello. A Anglo American espera obter a Licença de Operação (LO), que permitirá que o empreendimento comece a operar efetivamente, no segundo semestre de 2018. O projeto está sediado em dois municípios de Minas Gerais: Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas.

Trabalhos terão várias frentes

A Anglo American informa ainda que nas obras da Etapa 3 do Minas-Rio, as frentes de obras se dividirão em alteamento da barragem e diques de sela, diques de sedimentos 3, 4 e 5, e terraplenagem.

No alteamento de barragem e diques de sela, será feita execução do maciço (alteamento a jusante do maciço existente da barragem de rejeitos, por meio de aterro compactado com controle, com implantação de drenagens internas, externas e instrumentação); execução dos diques de sela (são estruturas em terra em aterro compactado com controle, cuja finalidade é a vedação da bacia que forma afloresbarragem de rejeito); e instrumentação geotécnica (são os instrumentos de auscultação da barragem, cuja finalidade é monitorar o comportamento da barragem durante a sua operação, com base nos parâmetros de projeto).

Nos diques de sedimentos 3, 4 e 5 haverá execução dos mesmos em estruturas de terra e enrocamento, destinadas a conter sedimentos provenientes da expansão da pilha de estéril.

As obras de terraplanagem para abertura de novas áreas operacionais terão as seguintes fases: perfuração e desmonte; carregamento; transporte; empilhamento; e obras de drenagem superficial.

0

Add a Comment