Cargill amplia terminal de grãos em Santarém (PA)

A Cargill vai ampliar seu terminal de grãos em Santarém, no Pará. As obras começam neste mês de maio e devem estar concluídas em 15 meses. A empresa vai construir três novos silos metálicos com capacidade para 18 mil t de grãos cada um. Também estão previstos novos prédios administrativos e a cobertura na estrutura de movimentação de grãos, que permitirá embarque e desembarque mesmo com chuva. O investimento na obra é de R$ 240 milhões.

O projeto está a cargo da LPC Latina e da Interocean Engenharia. Três empresas vão executar a obra, que deve contar com mais de 700 trabalhadores. Numa primeira etapa, serão suprimidas cerca de 50 árvores do local, compensadas com o plantio de outras 120 no entorno da construção.

O terreno passará por terraplenagem e início das fundações dos silos. Paralelamente, serão realizados os trabalhos de cobertura da área do píer. Com a conclusão da obra, a área construída em terra passará para 54,5 mil m². Sobre o rio, atingirá 47,1 mil m².

A Cargill estima mais que dobrar a sua capacidade atual de exportação de grãos pelo Terminal de Santarém para 5 milhões de t por ano. Também aumentará sua capacidade de armazenamento para 114 mil t.

A obra será executada nas áreas 4A e 4B, pertencentes à Companhia Docas do Pará (CDP), concessionadas à Cargill. De acordo com a empresa, a expansão do terminal já estava prevista no Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, aprovado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará. (José Carlos Videira)

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *