Blog

Caterpillar lança escavadeiras de 20 t com alta tecnologia embarcada

A Caterpillar lançou três escavadeiras hidráulicas de 20 t de nova geração, fabricadas no Brasil. Os modelos 320 GC, 320 e 323 prometem mais eficiência de operação, reduzir custos com combustível e manutenção, e melhorar o conforto do operador. Mas é na alta tecnologia embarcada que a série chama à atenção.

Nos três modelos o sistema Cat Grade 2D já vem instalado de fábrica, oferecendo orientação de profundidade, encosta e distância horizontal para nivelamento. Com a característica E-fence do sistema, por exemplo, se permite que a máquina trabalhe em segurança debaixo de estruturas, como fiações elétricas ou próximo ao tráfego de uma rua, evitando que qualquer parte da escavadeira se aproxime dos pontos definidos pelo operador no sistema.

O sistema 2D padrão pode ser substituído pelos opcionais Cat Grade com 2D avançado ou Cat Grade 3D – ambos oferecem ainda mais possibilidades de operação precisa e eficiente.

O também sistema padrão Grade Assist automatiza nos três modelos os movimentos da lança, do braço e da caçamba e, assim, os operadores permanecem no nivelamento de maneira simples e sem esforço.

O sistema embarcado de pesagem de carga útil Cat Payload, integrado nos modelos 320 e 323 Cat, oferece metas precisas de carga e maior eficiência de carregamento. O equipamento faz a pesagem com a máquina em movimento e informa a carga útil em tempo real, sem oscilação, para evitar que o caminhão fique com sobrecarga ou subcarga.

Os hardware e software Cat Link, opcionais, conectam os canteiros de obras ao escritório para que o proprietário tenha acesso a informações críticas de operação da máquina.

As soluções tecnológicas prometem dar 45% de eficiência ao operador.

Além disso, a Cat informa que as máquinas da nova geração de escavadeiras hidráulicas consomem até 20% menos de combustível do que seus modelos anteriores. A operação com o novo modo Smart ajusta automaticamente o motor e a potência hidráulica para as condições de escavação, otimizando tanto o consumo de combustível quanto o desempenho do equipamento.

De acordo ainda com a marca, as novas escavadeiras reduzem os custos de manutenção em até 15% em relação às séries anteriores.

Com maior capacidade de absorção de poeira, o novo filtro de retorno hidráulico Cat tem vida útil de 3.000 horas, um aumento de 50% em relação aos filtros anteriores. O novo filtro de ar Cat com pré-purificador integrado e os filtros primário e secundário aumentaram a vida útil para 1.000 horas, um crescimento de 100% em comparação aos anteriores.

Já o novo filtro na tampa do tanque de combustível tem vida útil de 2.000 horas. Cada um dos três filtros do sistema de combustível tem um intervalo de 500 horas entre os serviços. (Augusto Diniz –

Piracicaba/SP)

 

0

Add a Comment