CPFL instala novo eletroposto em Campinas

A CPFL Energia ampliou para oito o número de pontos de reabastecimento gratuito de veículos elétricos que circulam na região. Em fevereiro, a empresa privada coloca em operação terceiro eletroposto em área pública de Campinas (SP).

O novo ponto está instalado no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, no bairro Cambuí. Segundo a CPFL, o eletroposto atenderá frota de táxi elétricos já em circulação no município, além de veículos que integram o Programa de Mobilidade Elétrica da empresa e demais carros elétricos.

O eletroposto é do tipo carregamento rápido e pode reabastecer 80% da bateria dos veículos em meia hora. O equipamento é compatível com os veículos fabricados com plug tipo 2 (Mennekes), o que inclui as montadoras Renault, BYD e BMW. O ponto de carregamento tem um custo total estimado em R$ 74 mil e possibilita o abastecimento de um carro por vez.

O novo ponto de carregamento foi viabilizado em parceria com a BYD. A fabricante chinesa será responsável por bancar a conta de energia do eletroposto público. A CPFL Energia, como contrapartida, arcou com as despesas de compra e instalação do equipamento.

“Com os eletropostos públicos, a companhia terá condições de avaliar o impacto dos veículos elétricos na rede de distribuição local e também ganhará know-how para desenvolver e operar uma rede própria de eletropostos”, diz o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL, Rafael Lazzaretti.

A empresa de energia estuda os impactos da utilização dos veículos elétricos com recursos do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A pesquisa, iniciada em 2013, receberá até R$ 21,2 milhões em investimentos até 2018.

Atualmente, o projeto encontra-se na sua segunda fase e prevê-se a implantação de novos eletropostos.

Fonte: Redação OE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *