Notícias

CPFL Renováveis aporta R$ 521 mil na Operação Sorriso e viabiliza cirurgias de lábio leporino no Cariri (CE)

 

lábio leporino

Por meio do recurso privado da companhia, projeto retorna ao interior do Ceará após 10 anos e visa a transformar vida de pacientes com fissura labiopalatina; triagem ocorre entre esta segunda-feira, dia 8/10, e 14 de outubro

operação lábio leporino

 

 

São Paulo, outubro de 2018 – Anualmente, nascem 190 portadores de fissura labiopalatina (FLP), conhecido popularmente como lábio leporino, no Estado do Ceará. Entre 2007 e 2009, foi realizada análise genética dos pacientes por meio de pesquisa do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, publicada no American Journal of Medical Genetics, que revelou que na cidade de Cariri (CE) a fissura não ocorre de maneira aleatória, mas sim de acordo com o histórico genético dos indivíduos.

“A taxa de recorrência da fissura labiopalatina em uma mesma família, indicativo da influência de fatores genéticos, é maior na região do Cariri do que em outras cidades brasileiras pesquisadas. Essa informação foi determinante enquanto estudávamos o melhor local para realizar a missão”, explica Fernanda Carbonari, coordenadora de programas da Operação Sorriso.

Com base nestes dados, a CPFL Renováveis, por intermédio do Programa Raízes, pilar Gerações Futuras, investiu R$ 521.685,07 no Projeto Operação Sorriso, com foco na macrorregião de saúde de Cariri, composta por 44 municípios. Iniciado em maio de 2018, o Projeto beneficiará ao todo, direta e indiretamente, 300 pessoas.

“A parceria com a Operação Sorriso no estado do Ceará está alinhada com uma das premissas do Programa Raízes que é promover qualidade de vida às comunidades onde atuamos. Neste caso específico, além de beneficiar fisicamente essas pessoas que necessitam de intervenção cirúrgica, a missão vem proporcionar o resgate da auto- estima, da vida em sociedade e portanto, a inclusão social ”, explica Christiana Costa, gerente de Sustentabilidade Corporativa, Responsabilidade Social e Relações Governamentais da CPFL Renováveis.

O projeto, segundo Christiana, mobiliza uma rede de voluntários médicos e não médicos, capacita profissionais de saúde nas habilidades necessárias para tratamento o de alta qualidade e realiza parcerias com as Prefeituras, Postos de Saúde, Hospitais, laboratórios, Secretarias Municipais e Estadual do Ceará. “Além de aumentar a conscientização sobre o tema, o investimento suporta o abastecimento de suprimentos específicos utilizados nos programas cirúrgicos e oferece cirurgias reconstrutivas gratuitas, incluindo o tratamento multidisciplinar integrado”, afirma a gerente.

Como participar – O processo acontecerá de 8 a 14 de outubro. Para participar da triagem neste ano, basta comparecer à seleção no dia 9/10, na Unidade Básica de Saúde Pirajá (em Juazeiro do Norte), levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade). Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. Nesse caso, a Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem à instituição de saúde, além de alimentação sem custo. Após a triagem, os pacientes selecionados passarão pela cirurgia com os voluntários da ONG no Hospital São Raimundo (no Crato), a partir do dia 11 de outubro.

Pré-triagem – Até o dia 8 de outubro, é possível fazer um atendimento odontológico pré-triagem de pacientes com o Dr. Romildo Bringel, na Faculdade Leão Sampaio. O procedimento ocorre às segundas-feiras, das 8h ao meio-dia, por ordem de chegada. Os pacientes atendidos são encaminhados para fazer exames e raio X, mas mesmo assim devem comparecer na triagem do dia 9 de outubro para serem avaliados pelos voluntários da Operação Sorriso e terem a chance de fazer a cirurgia.

O projeto está alinhado à Portaria 371, de 7 de maio de 2014 do Ministério da Saúde, que institui diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido (CE) no Sistema Único de Saúde (SUS). No Ceará (Fortaleza e Barbalha), a Operação Sorriso já atendeu mais de 4.400 pacientes, realizou mais de 39 mil consultas médicas e operou 2.150 pessoas, tudo de forma gratuita.

SERVIÇO

Programa Humanitário de Juazeiro do Norte e Crato (CE)

Seleção de Pacientes

9 de outubro de 2018 – a partir das 8 horas

Local: Unidade Básica de Saúde Pirajá

  1. Terezinha Félix de Souza, 160 – Pirajá, Juazeiro do Norte (CE)

Cirurgias:

11 a 14 de outubro de 2018

Local: Hospital São Raimundo

Av. Teodorico Teles, 99 – Centro, Crato (CE)

Informações: (88) 99253-0243

Programa Raízes – É um programa de investimento social privado da CPFL Renováveis. Todos os seus projetos seguem os pilares Segurança Hídrica, Compromisso com as Gerações Futuras e Cadeias Produtivas. O programa propõe mobilização social, implantação de projetos, planejamento e gestão participativa das comunidades, o que permite agregar uma visão estratégica do negócio. Promover ainda resultados significativos para as comunidades e, conforme os princípios da CPFL Renováveis, criar valor compartilhado e sustentabilidade em seus processos. Mais informações do Operação Sorriso: operacaosorriso.org.br; e Programa Raízes: cpflrenovaveis.com.br/raizes.

Sobre a CPFL Renováveis

Maior empresa do Brasil no segmento de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, a CPFL Energias Renováveis S.A. (CPRE3) conta com um portfólio de 93 ativos de geração nas quatro fontes: eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), usinas termelétricas movidas a biomassa e solar, tecnologia em que foi pioneira no Estado de São Paulo. Atualmente, esses ativos totalizam uma capacidade instalada de 2,1 GW. A CPFL Renováveis tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, o mais alto segmento de governança corporativa desde 2013.

 

0

Add a Comment


Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE