Drones inspecionam redes de energia no Reino Unido

A National Grid britânica usa a Inteligência Artificial e drones para a manutenção das redes aéreas  que transmitem eletricidade das usinas elétricas para residências e empresas em todo o Reino Unido. Seis drones são usados para inspecionar os 7.200 km de linhas aéreas na Inglaterra e no País de Gales.

Os equipamentos possuem câmeras infravermelhas e de vídeo com alta resolução, o que permite avaliar a estrutura de aço, desgastes e corrosão, além de falhas, como condutores danificados.

Historicamente, todo esse trabalho era realizado por engenheiros que subiam em postes ou torres  ou usavam helicópteros para fazer a manutenção.

John Pettigrew, executivo-chefe da National Grid, disse que a empresa deu mais um passo e começou a aplicar o aprendizado de máquinas para analisar as imagens do drone e reduzir  o volume de material que um analista humano precisa rever. “A I.A. determinará a condição geral do ativo e se ele precisa ser substituído ou reparado” disse ele.

A inteligência artificial começou a ser utilizada graças a uma parceria com a startup britânica Keen Ai, que está aprimorando o processo para identificar melhor os problemas encontrados na inspeção dos drones.

Os drones, fabricados pela DJI, são vistos como uma opção melhor para inspeções em áreas rurais pelo custo operacional ou em áreas urbanas construídas, onde é difícil pilotar helicópteros em baixas altitudes.

Fonte: The Guardian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *