Em março próximo, São Paulo será a capital dos túneis e obras subterrâneas

De 20 a 22 de março de 2012, São Paulo será a capital dos túneis e estruturas subterrâneas. São esperados cerca de 600 especialistas do Brasil e do mundo nesta área. Eles irão participar do 3º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas (CBT) e do Seminário Internacional “South American Tunnelling – SAT’2012”, que reunirão especialistas do Brasil e no mundo nesta área. Organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis, o 3º CBT/SAT’2012 acontece em momento oportuno. Os setores de infraestrutura estão superaquecidos. Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, grandes empreendimentos estão sendo projetados e construídos, envolvendo obras metroviárias, portos, aeroportos, hidrelétricas, estradas, ferrovias e até um túnel submerso entre Santos e Guarujá. A engenharia de túneis será protagonista nesta empreitada de novos investimentos. O momento é propício, portanto, para a participação da comunidade técnica nas definições envolvendo esse conjunto de obras. O objetivo final é favorecer a escolha das mais adequadas soluções e alternativas técnicas relativas a cada uma das obras.

A opção por obras subterrâneas tem sido uma constante no mundo inteiro. “O objetivo é que o subterrâneo seja utilizado para serviços como transporte – de pessoas e cargas – e saneamento, reservando a superfície para fins mais nobres, especialmente para o lazer e o convívio humano”, explica Hugo Cássio Rocha , presidente do Comitê Brasileiro de Túneis. “Além disso, os túneis preservam a paisagem urbana, evitando a sua degradação, provocada por grandes viadutos e não agridem o ambiente, como no caso do desmatamento de trechos de florestas e da destruição de serras para a construção de estradas”.

O 3º CBT/SAT’2012 será realizado na Fecomercio, em São Paulo. “A ideia é promover um intercâmbio de experiências”, afirma Akira Koshima, presidente da Comissão Organizadora do 3º CBT/SAT’2012. “A atualização técnica e apresentação das novas tecnologias usadas em projetos e construção de túneis também fazem parte dos objetivos do Congresso”.

Além de palestras com especialistas renomados nacional e internacionalmente, o evento contará com uma feira de exposição de produtos, serviços e equipamentos, com cerca de 40 estandes. Nos dois dias que antecedem o 3º CBT/SAT’2012, 18 e 19 de março de 2012, será realizado um curso de atualização e aperfeiçoamento em túneis, ministrado por diversos profissionais do Brasil e do exterior, cujo tema será “Conceitos de Projeto e Construção de Túneis”.

O local escolhido para o Congresso foi o Centro Fecomercio de Eventos, na Rua Dr. Plínio Barreto, 285. Já o curso será sediado no hotel Golden Tulip, na Alameda Santos, 85. Para mais informações, acesse www.tuneis.com.br/3cbt.

Temas do Congresso
O 3º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas vai abordar temas de extrema relevância para o setor, como Planejamento Urbano e Uso do Espaço Subterrâneo, Investigações Geológicas, Aspectos Hidrogeológicos e Geotécnicos, Projetos e Retroanálises, Suporte, Revestimentos e Materiais, Escavações Subterrâneas em Mineração, Escavação Mecanizada, Óleo e Gás, Casos Históricos e suas Lições, Meio Ambiente e Obras Subterrâneas, Operação, Manutenção e Recuperação, Contratos, Seguros e Gestão de Riscos, Novas Tecnologias e Meio Ambiente e Estocagem Subterrânea.

Perfil do CBT
O Comitê Brasileiro de Túneis integra a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, entidade de caráter técnico-científico que reúne acadêmicos, estudantes e profissionais da área. O CBT promove encontros e debates técnicos. Em 2010,fez a re-edição do livro “Túneis do Brasil”, que faz um registro histórico e técnico dos principais túneis e obras subterrâneas desenvolvidas no país desde o século 19.

Para 2014, o CBT prepara outro evento: o World Tunneling Congress (WTC), o maior evento internacional de túneis. O Brasil foi escolhido para sediar o WTC 2014 e optou pela cidade de Foz do Iguaçu para receber os tuneleiros de todo o mundo.

Especialistas do CBT estão à disposição da imprensa, com destaque para Hugo Cássio Rocha, presidente do Comitê, Akira Koshima, presidente da Comissão Organizadora do 3º CBT/SAT’2012, e Tarcísio Barreto Celestino, presidente da Comissão Organizadora do WTC 2014.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *