Notícias

Ensaios atestam capacidade de carga de estrutura

A evolução dos ativos imobiliários das grandes áreas urbanas tem exigido a modifcação dos usos desses edifícios. Tem sido comum, por exemplo, transformar apartamentos em escritórios. Em alguns casos, faz-se necessário reabilitar a estrutura existente para atender às novas regulamentações.

São questões economicamente signifcativas porque uma reabilitação estrutural leva a trabalhos pesados que envolvem altos investimentos. As edifcações mais antigas são muitas vezes reabilitadas como hotéis porque o projeto prioriza a arquitetura da fachada. O problema é que nem sempre os cálculos justifca adequadamente uma estrutura de aço antiga, além da heterogeneidade do metal.

O carregamento de piso permite submeter novas solicitações para uma estrutura existente. Estes carregamentos se aplicam aos edifícios antigos reabilitados e edifícios novos para verifcações de estrutura.
O ensaio começa com um estudo realizado pela empresa de consultoria que calcula as deformadas do piso sob as cargas de projeto. Este cálculo permite manter a segurança no local de ensaio – o ensaio é interrompido quando ultrapassa x% da deformada do piso.
O procedimento pode ser um pouco mais sofsticado quando se trata de um piso de madeira, por exemplo. Em todos os casos, o procedimento do ensaio se baseia em documentos de cálculo preparados pela empresa de consultoria.

O carregamento toma em consideração o peso próprio do piso aumentado de 35% e a sobrecarga aumentada de 50%. A carga é normalmente gerada por água, o que permite subir as cargas de maneira precisa com altura de 5 cm ou 10 cm (representando 50 kg ou 100 kg/m²), dependendo do tipo de solicitação.A água é contida em reservatórios ou caixas de madeira para se adaptar às confgurações complexas.

A deformada sob carga é medida em diferentes pontos estabelecidos antecipadamente. Estas medições são feitas por meio de cabos de aço Invar tensionados com comparadores digitais de precisão 0,02 mm. O dispositivo foi instalado pela agência da Rincent Laboratoires, no Recife (PE), no topo de um edifício novo. A Rincent realiza ensaios, medições, análise, estudos técnicos, consultorias e treinamento nesse campo.

As deformações são medidas em cada nível de carregamento. Os valores são comparados com o valor admissível da deformação calculada. Os resultados do carregamento são aceitáveis quando a deformação é linear e inferior à deformação admissível.

O carregamento fca 24 horas na última etapa onde as medidas continuam a ser efetuadas, o que implica não perturbar o ensaio com vibrações ou carregamentos pontuais. As medições são também realizadas durante a descarga. Após uma hora, a deformação residual deve ser inferior a uma percentagem da deformação máxima medida (em geral 25%), mas isso depende da natureza dos materiais constituintes do piso.

Os ensaios de carregamento de pisos é uma solução para solicitar pisos com carregamentos futuros. Os
aspectos econômicos são relevantes porque o resultado fornecerá a necessidade de se realizar ou não reforços estruturais.

Fonte: Revista O Empreiteiro

0

Add a Comment


Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE