HP reforça atuação no setor de arquitetura, engenharia e construção

Com negócios crescentes nos últimos anos na área de arquitetura, engenharia e construção, a HP Inc. resolveu reforçar a atuação nestes segmentos lançando no Brasil equipamentos de impressão de grandes formatos mais adaptáveis às obras, e workstations móveis de alta capacidade de processamento.

“Os equipamentos para grandes formatos cresceram, entre 2013 e 2015, em cerca de 15%. Trata-se de um mercado com muito potencial”, destaca Antônio Brunetti, gerente da categoria Workstation da HP Inc. no Brasil. A marca vem desde 2010 focando em novos produtos para atender o setor de arquitetura, engenharia e construção.

Ele destaca que a adoção crescente de softwares na área exige que no sistema se tenham máquinas robustas e inovadoras para dar suporte às operações. “Esses equipamentos tem custo muito baixo em relação a todo o sistema”, diz.

Para Norbert Otten, gerente da categoria DesignJet, o problema maior no Brasil tem sido o mercado entender a importância de todo o sistema que envolve tecnologia. “Faltam integradores para ver isso, que não é somente software, porque há todo um sistema para ser aperfeiçoado”, afirma.

Os lançamentos da HP Inc. começam pela máquina multifuncional HP DesignJet T830, para impressão, digitalização e cópia de grandes formatos, e a impressora HP DesignJet T730, ambas com capacidade de colaboração e impressão móvel aos usuários – isso significa que mudanças em projetos podem ser enviadas via internet às obras e lá impressas, quando necessário, evitando deslocamentos entre o escritório (seja da projetista ou da construtora) e o canteiro.

No caso da nova multifuncional, o equipamento está mais compacto em relação à versão anterior. Já com relação à impressora recém-lançada, ela se apresenta mais resistente, para ambientes críticos, para ser instalada em canteiro de obras, com scanner integrado que permite ao usuário digitalizar a planta depois de modificada e compartilha-la; e um painel frontal intuitivo com tela de toque, que pode ser operado a partir de um tablet.

Além disso, a marca norte-americana lança três outros novos equipamentos, com características semelhantes: a impressora HP DesignJet T930, para equipes de arquitetura, engenharia e construção de pequeno e médio portes; a impressora HP DesignJet T1530, com dois rolos para grandes volumes; e a multifuncional HP DesignJet T2530 de mais fácil operação.

Na linha de workstations móveis, a empresa passa o oferecer equipamentos mais finos e leves. Trata-se da nova série ZBook, com destaque para o modelo Studio.

Com peso inicial de 2 kg e 18 mm de espessura, o HP ZBook Studio apresenta processador de 1 terabytes em diante. O equipamento foi desenvolvido para atender pesadas cargas gráficas, típicos de projetos de arquitetura e engenharia.

Três modelos adicionais de workstations móveis da nova série ZBook estão sendo lançados: 15u, 15 e 17, sendo o primeiro de mais baixo custo e os dois últimos com novas placas de vídeo fornecendo o dobro de desempenho, dentre outras características. (Augusto Diniz)

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *