Notícias

LT tem meio km/dia de avanço

 

No lote de obras da linha de transmissão de 500 KV de trecho entre as subestações Paranaíta e Cláudia, ambas em Mato Grosso, da State Grid, tem extensão de 298 km e está prevista a implantação de 587 torres.

De acordo com a empresa construtora, a Alumini Engenharia, o avanço diário de ataque em cada torre é de 0,496 Km, sendo que a execução civil é de duas torres por dia, e a de montagem, 1,5 torre. O maior desafio das obras tem sido a execução dos acessos e fundações em terrenos acidentados (brejos) e áreas alagáveis; área de torre e acessos alagados devido período chuvoso na região; e logística com dificuldade de transporte de materiais (concreto, armadura, perfil metálico, estruturas metálicas).

Para a execução das fundações, a construtor informa que vem utilizando equipamentos especiais (4×4, tratores traçados etc.) na existência de rocha matacão no local da execução de algumas fundações. Para evitar o desmatamento, os projetos de torres dentro de áreas de mata foram revisados, onde tem estruturas com altura superior a 70 m, sendo fora da normalidade das construções de linhas de transmissão. Há ainda grandes reformas em acessos existentes (pontes e bueiros).

O plano de ataque em cada torre, de acordo com a Alumini, inicia-se pelo levantamento topográfico (conferência de perfil/locação) e sondagens para determinar o tipo de fundação para cada torre.

Para a construção das torres é necessário a construção de acesso, limpeza de faixa e preparação de terreno.

Após as etapas anteriores, inicia-se os serviços de execução da fundação; em seguida a montagem de estruturas metálicas; e por último o lançamento de cabos, nivelamento, grampeação de cabos (condutor, para-raios, OPGW), comissionamento e recuperação das áreas degradadas.

A empresa projetista é a Engepro Engenharia. O valor aproximado do contrato é R$ 220 milhões. A previsão de conclusão da linha de transmissão é julho de 2018.

Principais fornecedores de máquinas, equipamentos, materiais e insumos: fornecimento de concreto – Concrealta; fornecimento de cimento – Votorantim Cimentos; fornecimento de aço – Arcelormittal Brasil; cabo condutor – General Cable; estruturas metálicas – Brametal

0
  Noticias relacionadas

Add a Comment


Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE