Nova geração de escavadeiras chega ao mercado

A Komatsu lançou em janeiro, no mercado brasileiro, as novas escavadeiras hidráulicas de 21 a 22,5 t, modelos PC200-8 e PC200LC-8, fabricadas no Brasil. Elas são equipadas com os avançados motores Komatsu Ecot3 modelo SAA6D107E-1, com baixas emissões de poluentes e baixo consumo de combustível. Atendem as normas de emissões EPA Tier III e EU nível 3.

De acordo com a empresa, a principal característica da série 8 é sua melhoria em eficiência, informação tecnológica, conforto do operador, baixa emissão de ruídos e poluentes. A potência bruta que antes era de 135 HP, aumentou para 155 HP, sendo que os períodos entre as manutenções preventivas foram estendidos.

O consumo de combustível, também foi melhorado graças ao motor de alta eficiência e do perfeito casamento com o sistema hidráulico. O operador pode eleger entre os modos de funcionamento segundo as condições exigem, ou seja: potência máxima para trabalhos difíceis, e modo de economia para o trabalho do dia-a-dia. Além disto, os equipamentos possuem um gerenciamento do consumo de combustível (inclusive via satélite), com um indicador ecológico que avisa quando ocorre esta economia e um indicador de marcha lenta, que sugere que se desligue o motor após 5 minutos sem trabalho.

Cabine SpaceCab

Ainda de acordo com o fabricante, as novas escavadeiras série 8 da Komatsu se diferenciam da concorrência por sua cabine (SpaceCab), com estruturas de tubos de aço que protegem o operador em caso de capotamento. Vários testes realizados demonstraram que o operador pode sair ileso quando a máquina tomba encosta abaixo.

Outras vantagens inclusas na cabine Komatsu SpaceCab são maior espaço interno, regulagem do assento independente dos controles, coxins antivibração, ar condicionado automático e controles dispostos ergonomicamente.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *