Blog

Parceria desenvolve em 3D lajes planas tensionadas

A MCA Tecnologia de Estruturas e a Trimble estabeleceram parceria para oferecer ao mercado lajes planas tensionadas, desenvolvidas em modelo 3D, utilizando o software Tekla.

A laje plana tensionada é um sistema misto que utiliza concreto com vergalhões de aço e cabos metálicos pós-tensionados, ancorados por placas e cunhas nas extremidades das próprias lajes e concreto armado. Isso permite mais flexibilidade e rapidez na execução, com possiblidade de vãos mais largos sem utilizar vigas.

“A integração desse tipo de projeto a softwares 3D ainda é pouco aproveitada no Brasil. A parceria entre Tekla e MCA reforça a importância de soluções tecnológicas antes, durante e depois da construção”, afirma Carlos Costa, engenheiro de suporte técnico da Trimble.

A MCA foi pioneira na integração entre Tekla e laje plana tensionada no Brasil. Mas há cases já desenvolvidos no exterior. A Pankow, gigante da construção civil americana, passou a utilizar com sucesso para obras parecidas lá fora.

“Acompanhamos o amadurecimento do setor nos últimos anos e vimos alguns avanços, mas entendemos que, em comparação ao uso da tecnologia na construção no exterior, o Brasil ainda tem muito a crescer nesse tipo de solução”, afirma Fátima Gonçalves, diretora de Novos Negócios da Trimble.

Para Carlos Costa, engenheiro de suporte técnico da Trimble, o uso da tecnologia em obras faz toda a diferença.

“Oferecemos soluções que podem diminuir em até 30% os gastos totais em obras, evitando desperdícios e contribuindo com o meio ambiente. O setor precisa crescer e as soluções tecnológicas são a base dessa evolução”, diz. “A ferramenta que usávamos era totalmente suscetível a erros, já que dependia da função humana. Com o Tekla, conseguimos identificar o problema, mesmo durante a fase de pré-construção e resolvê-lo automaticamente. Um detalhe modificado é alterado em todas as plantas. Essa automatização minimiza o erro humano e torna o gerenciamento muito mais eficaz”, explica Bernardo Diniz Borges, engenheiro na MCA.

A análise de dados na arquitetura é fundamental. Segundo Carlos Augusto, diretor da MCA, com outras ferramentas a interpretação destes dados era feita manualmente e gastava-se muito tempo para analisar. Hoje, em segundos, é possível visualizar e interpretar as informações de forma precisa. “O Tekla trouxe inúmeras melhorias e ainda mais qualidade aos projetos. É um diferencial, inclusive, ao fecharmos os contratos. Quando você oferece ao cliente a possibilidade de visualizar obra em 3D e com todos os detalhes que ele precisa, o ganho é gigantesco”, complementa Carlos Augusto.

A Trimble desenvolve tecnologias para integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, com as chamadas soluções ponta a ponta. Já a MCA é especialista em elaboração de projetos de estruturas e consultoria para construção civil.

0

Add a Comment