Notícias

Prédio do Cine Plaza triplicou área construída

O prédio em estilo art déco do Cine Plaza, datado de 1936 e pertencente ao conjunto histórico da Cinelândia, no Rio de Janeiro (RJ), teve sua estrutura modernizada e transformou-se em um edifício comercial denominado BVEP Nigri Plaza, inaugurado em abril – as obras começaram em 2013.

Na reforma, a fachada externa e o foyer foram restaurados de acordo com a planta original, e a antiga sala de projeção, onde de fato funcionava o Cine Plaza, deu lugar a um auditório multifuncional com capacidade para 220 pessoas, mantendo alguns ornamentos do teto de acordo com o projeto original. O resto da estrutura do prédio foi toda recuperada, com novas instalações hidráulicas e elétricas, além da adição de três pavimentos ao edifício.

Foram investidos R$ 150 milhões no projeto, desenvolvido pela BVEP, empresa de empreendimentos e participações do Banco Votorantim, e pela incorporadora carioca Nigri Engenharia. A obra foi conduzida pela construtora Lafem Engenharia e atingiu um efetivo com cerca de 250 pessoas no pico das obras.

Por conta da intervenção, o edifício do Cine Plaza passou a ter 17,3 mil m² de área construída e 16 andares de escritórios, além de estacionamento e bicicletário no subsolo. O antigo Cine Plaza fcava no térreo e o p rédio mais 13 andares. Com a reforma e completa revitalização da estrutura o edifício ganhou mais três andares.

Basicamente, a obra foi feita com fundação em radier, lajes protendidas e concreto armado. O prédio antigo tinha originalmente uma área construída de 6.000 m². Segundo Raphael Nigri, diretor executivo da Nigri Incorporadora, a construção antiga recebeu reforço estrutural metálico e foi conectada com a edifcação nova através de “grampos” para compor uma laje única e totalmente nivelada. “Além disso, reforçamos vigas e pilares existentes. A laje corporativa fcou sem nenhum pilar intermediário, resultado de solução estrutural adotada”, conta.

“Todo o projeto era muito desafador, pois envolvia o retroftde uma edifcação preservada e a construção de um novo bloco, através de metodologias diferenciadas”, relata Raphael. “A partir dessa premissa, um dos grandes desafos foi o restauro da fachada e foyer que demandavam a preservação integral de todos os elementos e materiais utilizados à época”. O prédio conquistou a certifcação Leed Gold. A edifcação possui hoje sistemas de uso racional de água e energia e seis elevadores panorâmicos inteligentes, que armazenam energia para uso próprio.

A logística da obra atendeu também o padrão de certifcação Leed de sustentabilidade, adotando critérios de descarte de materiais em relação a sua destinação e metodologia. De acordo coma Nigri, a restrição de tráfego na Cinelândia foi contornada com amplo planejamento entre horário, fornecedores e tarefas para que o impacto fosse extremamente reduzido.

O terreno do prédio fca em área aterrada no século 18. Assim, durante as escavações foram encontrados louças, moedas e objetos de uso pessoal datados daquele período. Em parceria com os empreendedores, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico

Nacional (Iphan) recolheu, catalogou e armazenou cerca de cinco mil peças e achados arqueológicos.

“Uma difculdade oculta se apresentou no momento de escavação do terreno, onde foi diagnosticada a necessidade de realizar serviço de arqueologia. Esta etapa demandou sete meses de interferência na obra e investimentos aproximados de R$ 1,5 milhão”, lembra o executivo.

De acordo com Raphael Nigri, a opção pelo retroft do prédio do Cine Plaza benefciou o retorno do investimento. “O Plaza é um empreendimento completo, com localização privilegiada, ampla rede de transportes, vista privilegiada, e preocupação com a sustentabilidade e modernidade em conjunto com o resgate histórico”, diz.

No mercado desde 1979, a Nigri Engenharia começou a atuar em empreendimentos corporativos na década de 1990. No seu portifólio estão várias sedes de empresas nacionais e estrangeiras no Rio.

Fonte: Revista O Empreiteiro

0

Add a Comment


Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE