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Terminal privado de Itapoá (SC) triplica de tamanho

Inaugurado em junho de 2011, o porto privado de Itapoá está em obra de ampliação. O projeto prevê a expansão da área do porto dos atuais 146 mil m² para 455 mil m². Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o terminal hoje é o sexto mais movimentado do País em contêineres, com 500 mil TEUs por ano – atualmente ele atua em sua capacidade total.

Com a expansão, o porto espera movimentar cerca de 2 milhões de TEUs/ano.

O porto de Itapoá fica na baía de Babitonga, no município de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina. O terminal tem alcance importante no polo industrial dessa região, um dos maiores do País. Um de seus usuários é a BMW, que instalou fábrica recentemente em Araquari, vizinha a Joinville. A marca utiliza o porto para operações de importação e exportação de componentes em contêineres.

Itapoá registrou um aumento de 25,5% no volume de contêineres no primeiro trimestre de 2017, em comparação ao mesmo período do ano passado. Seus controladores são o grupo Battistella, Logz Logística Brasil e Aliança Navegação e Logística.

De acordo com informações do porto, o píer, com 43 m de largura, saltará de 630 m de extensão para 1.210 m, aumentando em mais um berço de atracação – atualmente existem dois no terminal marítimo, sendo um deles com capacidade de receber navios de grande porte. Com isso, a quantidade de portêineres sai de seis e vai a 13 no píer.

As obras, iniciadas no final do ano passado com serviços de terraplenagem, são divididas em várias etapas e tem previsão de término em 2022, com investimentos de mais de R$ 500 milhões. A primeira fase deverá ser entregue no primeiro semestre de 2018 e inclui construção de 100 mil m² de pátio e ampliação em 170 m do píer. Segundo a empresa, as obras seguem dentro do cronograma estipulado.

A ampliação do empreendimento já estava planejada pelos seus controladores desde o início. O projeto de engenharia da ampliação do porto de Itapoá foi elaborado por engenheiros do próprio terminal. Quanto à execução, a responsabilidade é da Construtora Piacentini.

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