Linha 6-Laranja do Metrô de SP é construída com padrão sustentável aliado à inovação

Linha 6-Laranja do Metrô de SP é construída com padrão sustentável aliado à inovação

Compartilhe esse conteúdo

Responsável pela maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, a ACCIONA alia engenharia e inovação ambiental para estabelecer um novo padrão de construção sustentável no Brasil. O projeto busca gerar valor duradouro, com práticas regenerativas e soluções tecnológicas em todas as etapas.

Comprometida com a sustentabilidade, a empresa investe em descarbonização e gestão responsável de recursos. Como exemplo, na Estação João Paulo I, foi implementado um Sistema de Tratamento e Reuso de Água por meio de decantação e tratamento físico-químico de efluentes para reaproveitamento no canteiro. Foram 18,7 milhões de litros de água reutilizados, economia de 72,2 mil litros de diesel, prevenção de 168,7 toneladas de CO₂ e redução de 155 mil km em deslocamento de caminhões entre dezembro de 2023 e abril de 2025.

Em um piloto inédito no setor brasileiro, o projeto testou o biocombustível HVO puro em parte da frota, reduzindo em 90% as emissões CO₂ em relação ao diesel convencional. A substituição da gasolina por etanol em veículos leves diminuiu em 92% as emissões de GEE. Já a eletrificação de equipamentos, o uso de motores solares e a troca de compressor a diesel por elétrico evitaram 50 toneladas de CO₂. Essas medidas reduzem o impacto climático, melhoram a qualidade do ar e diminuem ruídos no entorno, beneficiando a sociedade.

IMPACTO SOCIAL

A ACCIONA investe no desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atua.
Já no período de obras, deixa um legado no entorno, com geração de empregos, capacitação profissional, voluntariado e programas sociais que já impactaram mais de 1 milhão de beneficiários.

Combinando inovação, eficiência e responsabilidade socioambiental, consolida-se como referência em infraestrutura sustentável no Brasil. A Linha 6-Laranja é um marco na mobilidade urbana, com ganhos concretos em tempo de deslocamento, qualidade de vida e desenvolvimento comunitário.


Compartilhe esse conteúdo