Consórcio liderado por EPR vence leilão do Lote 4 de rodovias do Paraná, com aporte previsto de R$16 bi

Consórcio liderado por EPR vence leilão do Lote 4 de rodovias do Paraná, com aporte previsto de R$16 bi

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O Consórcio Infraestrutura PR venceu a disputa pelo Lote 4 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira (23/10), pela Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O desconto para a tarifa básica de pedágio ofertado pela empresa foi de 21,30%.

Oito rodovias estaduais e três federais que passam por 33 cidades do PR ficarão sob administração da empresa por 30 anos. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o consórcio assume o trecho em até 30 dias após a assinatura do contrato, que está prevista para ocorrer em fevereiro de 2026.

O contrato prevê o investimento de cerca de R$16 bilhões. Com o valor, as rodovias deverão ser beneficiadas com mais de 231 km de duplicações, 87,11 km de faixas adicionais, 39,49 km de contornos e quatro correções de traçado. Além disso, terá que ser realizada a implantação de 74 passarelas, 174 pontos de ônibus, oito passagens de fauna, 18 barreiras acústicas, 28 caixas para contenção de produtos perigosos, e obras de arte especiais como viadutos e pontes, e intervenções voltadas à modernização e segurança da malha rodoviária.

O lote inclui extensão de 627,52 km das rodovias das regiões Norte e Noroeste do PR. Os trechos beneficiados serão: as federais, BR-272, BR-369 e BR-376; e estaduais, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986.

“Este projeto reforça o compromisso da EPR com o desenvolvimento sustentável e a integração logística do Brasil. O Lote 4 se fortalecerá como importante eixo para o agronegócio e para o dinamismo da economia regional. Com disciplina de gestão e foco na mobilidade segura, a nova concessionária modernizará esse corredor estratégico, contribuindo para o crescimento das comunidades e negócios que dependem da rodovia”, afirma José Carlos Cassaniga, diretor-presidente da EPR.

Disputa

Na abertura dos malotes com propostas, o Consórcio Infraestrutura PR havia ficado em segundo lugar, com a oferta de 18,52%. Enquanto isso, a empresa Reune Rodovias Holding I S.A. estava em primeiro lugar, com 21,20%, a Motiva Infraestrutura de Mobilidade S.A em terceiro, com 9,14%, e a Mota-Engil Latam Portugal S.A. em quarto, com 6,23%.

Conforme as regras do leilão, as empresas que realizaram ofertas com diferenças abaixo de cinco pontos percentuais tiveram que realizar lances ao vivo, com valor de variação mínimo de 0,10%. Com isso, após o 1º lance, o Consórcio Infraestrutura PR foi o vencedor da disputa, ofertando o desconto de 21,30%. A concorrente Reune Rodovias Holding I S.A. não efetuou nenhum lance e manteve o desconto proposto inicialmente.

Com a vitória, a EPR, joint venture entre a gestora Perfin e o grupo de infraestrutura Equipav, amplia a presença no Paraná. Esse é o terceiro lote de rodovias do Estado conquistado pela companhia nos últimos anos. O Consórcio também foi o vencedor do leilão do Lote 2 e do Lote 6. Ele é uma associação entre as empresas EPR 2 Participações S.A. e Perfin Voyager, especializadas em investimentos em concessões de rodovias e mobilidade.

Atualmente, o grupo é responsável por seis concessões de rodovias em Minas Gerais e no Paraná. A EPR Via Mineira, a EPR Triângulo, a EPR Sul de Minas e a EPR Vias do Café operam no estado mineiro. A EPR Litoral Pioneiro e a EPR Iguaçu em rodovias paranaenses.

Lista de cidades atendidas pelo trecho:

Alto Paraná;
Ampére;
Arapongas;
Cambé;
Cianorte;
Cornélio Procópio;
Cruzeiro do Oeste;
Doutor Camargo;
Floriano;
Francisco Alves;
Engenheiro Beltrão;
Guaíra;
Guairaçá;
Ibiporã;
Jataizinho;
Loanda;
Londrina;
Mandaguaçu;
Mandaguari;
Marialva;
Maringá;

Nova Esperança;
Nova Londrina;
Paiçandu;
Paranavaí;
Presidente Castelo Branco;
Rolândia;
Sarandi;
Tapejara;
Terra Roxa;
Toledo;
Umuarama;
Uraí.

Entrega da primeira parte da duplicação da PR-323 entre Doutor Camargo e Paiçandu, na região Noroeste. O investimento por parte do Governo do Estado em toda a obra é de R$ 78,7 milhões. 11/02/2021 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

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