Trecho Rondonópolis-Lucas do Rio Verde terá aporte de R$ 2 bi

Trecho Rondonópolis-Lucas do Rio Verde terá aporte de R$ 2 bi

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Poucas obras de infraestrutura no Brasil atualmente carregam o peso estratégico e econômico que o projeto de extensão da Malha Norte, da Rumo Logística, representa para Mato Grosso. Com 743 km de extensão prevista, incluindo o importante Ramal Cuiabá, a ferrovia desponta não apenas como um vetor de escoamento da produção agrícola, mas como um elo logístico que pode transformar a dinâmica econômica de Cuiabá e da região centro-sul do estado.

É o primeiro contrato de concessão ferroviária estadual do país e, simultaneamente, do maior investimento de capital já realizado pela Rumo. A obra prevê cruzar 16 municípios mato-grossenses, com terminais estratégicos e mais de 40 obras especiais.

Em 2025, estão sendo investidos cerca de R$2 bilhões, valor que se soma aos outros R$2 bilhões já aplicados no biênio 2023–2024, na ferrovia que liga Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. O investimento total nessa fase será de R$5 bilhões. O planejamento está estruturado por fases, para garantir o avanço das frentes de trabalho sem comprometer a logística já existente no estado. Atualmente, cerca de 5 mil trabalhadores estão envolvidos diretamente na execução, contratados por aproximadamente 30 empresas de engenharia. A atuação ocorre em cerca de 100 frentes de trabalho, representando mais de 60% dos novos postos formais de trabalho gerados no estado neste ano.

A primeira fase, que conecta Rondonópolis ao futuro terminal na BR-070, um percurso de cerca de 162 km da linha tronco, já se encontra em ritmo acelerado, com um investimento de R$5 bilhões. Essa etapa exigiu quase 40 milhões de m³ de movimentação de terra e já conta com sete das 11 obras especiais concluídas, com previsão de terminar as demais ainda em 2025.

DADOS SOBRE O PROJETO:

700 km de ferrovia construídos, com 89 mil toneladas de trilhos, o peso de 9 Torres Eiffel.

1.049.120 m³ de concreto, o bastante para preencher 13 pontes Octávio Frias de Oliveira.

16 municípios percorridos, passando por 6 comunidades tradicionais.

1.400 km de cercamento e 155 passagens para fauna.

105 mil empregos diretos e 41 mil indiretos.

O projeto inclui mais de 160 obras de arte especiais, entre pontes, viadutos e passagens inferiores. Já foram entregues oito dessas estruturas no trecho entre o km 0 e o km 162, de um total de 21 previstas nesta primeira fase.

Outro ponto relevante é a construção da fábrica de dormentes em Rondonópolis (MT), responsável pela produção de 1,3 milhão de dormentes de cimento. A unidade deve entrar em operação neste segundo semestre de 2025, contribuindo com a etapa de superestrutura que está em ritmo acelerado nos primeiros 160 km de trilhos, entre Rondonópolis e a região de Campo Verde, passando pelos municípios de Dom Aquino e Primavera do Leste.

IMPACTOS ECONÔMICOS E LOGÍSTICOS

A Rumo projeta transportar de 82 a 86 bilhões de TKUs (toneladas por quilômetro útil) em 2025, representando um crescimento de pelo menos 2% em relação a 2024. O EBITDA esperado para o próximo ano está entre R$8,1 bilhões e R$8,7 bilhões, acima dos R$7,7 bilhões de 2024. Além disso, novos contratos estão ampliando a carteira de transporte, incluindo celulose (Suzano) e bauxita (CBA), bem como produtos líquidos.


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