Estudo realizado pela Roland Berger, uma das principais empresas de consultoria em gestão empresarial do mundo,aponta que o Brasil éo país mais atraente para osetor de equipamentos para construção, com nota 4,4 numa escala que vai até 5. Entre os destaques da publicação estão as oportunidades de crescimento estratégicoe desafiosdas indústrias .
Foram entrevistados 50 especialistas do setor de seis áreas piloto deste segmento. Os mercados do BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China – são os de maior crescimento devido aos grandes investimentos em estradas, portos e infraestrutura. A China aparece logo após o Brasil com nota 4,1.
Serviços de qualidade, preço e reposição são as características mais importantes do mercado de acordo com o estudo que também apontou o leasing como o número um em serviços de empréstimos para o segmento. Os desafios mais relevantes variam de país para país. No Brasil destacam-se os direitos/restrições das importações, apoio governamental e concorrência dos mercados emergentes.