Comperj atrai megaempreendimento de uso misto em Itaboraí (RJ)

Local polariza negócios privados que impulsionarão o desenvolvimento regional

Augusto Diniz – Itaboraí (RJ)

O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que está sendo construído no município de Itaboraí (RJ), tem atraído investimentos privados à região. Um dos mais importantes deles é o Itaboraí Plaza, que reúne em um só terreno shopping, duas torres de escritórios, hotel e universidade, representando cerca de 100 mil m² de área construída – em uma segunda etapa do projeto, está prevista a construção de 16 prédios residenciais integrados ao megaempreendimento.
 

O Itaboraí Plaza fica às margens da BR-101, que corta a região, na altura do km 295, e chama a atenção de quem passa pela rodovia pelas várias estruturas erguidas em área de uma antiga fazenda. O hotel fica pronto em abril, a inauguração do shopping está prevista para julho e as torres comerciais começam a ser ocupadas em setembro.

O investimento inicial no projeto é de R$ 200 milhões e está sendo feito pelos empreendedores Argo Desenvolvimento e Gestão (que é proprietário de outros centros comerciais, como Norte Shopping-RJ, Goiânia Shopping-GO e Shopping Vitória-ES), CM Soluções e CPS Participações. Trata-se do primeiro shopping da localidade.

Duas construtoras foram contratadas para trabalhar no complexo. A Dominus ficou responsável pela construção do centro comercial e do prédio da universidade. A Senpro Engenharia assumiu as obras das duas torres comerciais e do hotel.

O projeto de arquitetura de todo o complexo é de Paulo Baruki e a SBrasil fez o projeto estrutural do empreendimento. Esta empresa optou em realizar a fundação no local em radiers.

Quase 100% da estrutura tanto do shopping como do prédio da universidade (que ainda não tem definido qual estabelecimento de ensino o ocupará) está pronta. Os trabalhos se concentram hoje nas instalações prediais de ambas as edificações (40% de avanço).

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *