Uma obra desafiadora, que será licitada este ano, com a complexidade de escavar 80 mil m³ de terra e concretar 34 mil m³, o que envolve 8.888 viagens de caminhões de terraplanagem e 4.250 viagens de caminhões de concreto. Todo esse material seria suficiente para encher 45 piscinas olímpicas. Esse é o desafio para a construção de dois prédios anexos ao Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), localizado entre a avenida Afonso Pena e as ruas Trifana e Pirapetinga, em Belo Horizonte.
Para essa ampliação, que teria impacto direto na vizinhança, o projeto demandou um planejamento minucioso para minimizar impactos e transtornos do que será a maior obra da região centro-sul da capital mineira.

Diante deste desafio, o gerente da Reta Consultoria e Gestão para Projetos Industriais e Corporativos, Lucas Fukuda, que fez o planejamento de obra, orçamento e especificações técnicas implementamos o Cmbuilder, uma ferramenta canadense que permitiu a empresa simular a logística da obra, promovendo maior clareza para todos os envolvidos e garantindo transparência em todas as etapas do processo de execução e na gestão de riscos.
Além disso, segundo a Reta, o Cmbuilder possibilitou o planejamento estratégico para a montagem de uma grua a uma altura inicial de 80 metros, em um processo previsto para ocorrer ao longo de dois finais de semana. Esse planejamento também abrangeu o gerenciamento da movimentação de pilares mistos.
DESAFIOS DA OBRA
• Carga dos pilares, com peso médio de 6 toneladas cada, e a distância de aplicação (raios) do projeto;
•Acessos às áreas de estocagem de materiais;
•Interferências com prédios vizinhos. O contexto urbano foi incorporado utilizando softwares livres como Blender e Blosm add-on da Google.
•Montagem e desmontagem das gruas e guindastes paramétricos.

RESULTADOS
A ferramenta gerou benefícios mensuráveis, como a validação de estratégias de reaproveitamento de materiais, destacando-se a reutilização das ancoragens para suporte dos tirantes, o que resultou em uma economia significativa de R$ 6 milhões. Além disso, os ganhos logísticos e a estratégia de execução da obra serão incorporados à especificação técnica, orçamento e planejamento da licitação e anexadas em formato interativo, com um link para a plataforma web e um vídeo da simulação, facilitando a compreensão das construtoras licitantes e demais stakeholders.
Dentre as análises de construtibilidade realizadas no desenvolvimento do projeto, destacam-se as seguintes otimizações:
•Redução da altura dos pilares metálicos: A altura dos pilares foi ajustada de 3 para 2 pavimentos, eliminando a necessidade de escoramento e dispositivos adicionais para garantir a verticalidade. Essa mudança simplificou o transporte, que passou a utilizar carretas de 9 metros em vez de 12 metros, facilitando manobras na malha urbana.
•Adoção de emendas flangeadas nos pilares: A substituição de soldas em campo por emendas flangeadas trouxe ganhos significativos em prazo e qualidade.
•A fabricação em ambiente controlado, que garantirá melhor acabamento, maior precisão na verticalidade e mitigação de riscos associados à execução em campo (vento, umidade e posição de soldagem).
•A montagem ficou mais eficiente, permitindo a instalação de até 16 colunas/dia com ligações flangeadas, em comparação a apenas 6 colunas/dia utilizando soldas.
• Otimização de mobilizações de equipamentos: Foram identificados ajustes no cronograma para atividades de estaqueamento, atirantamentos e escavação, gerando ganhos em prazo e redução de custos.

GESTÃO DE IMPACTO NA VIZINHANÇA
Além dos benfícios de tempo e custos, o estudo mapeou as filas de espera de caminhões, posicionou bombas de concreto reservas e demonstrou estratégias para mitigar possíveis riscos e minimizar os impactos na vizinhança, atendendo a uma preocupação expressa do cliente. Essas análises mostraram os benefícios proporcionados pelo uso do Cmbuilder, otimizando recursos, reduzindo custos e assegurando maior eficiência no planejamento e execução da obra.