Análise de Construtibilidade auxilia gestãode riscos na ampliação da sede do TJMG

Análise de Construtibilidade auxilia gestãode riscos na ampliação da sede do TJMG

Compartilhe esse conteúdo

Uma obra desafiadora, que será licitada este ano, com a complexidade de escavar 80 mil m³ de terra e concretar 34 mil m³, o que envolve 8.888 viagens de caminhões de terraplanagem e 4.250 viagens de caminhões de concreto. Todo esse material seria suficiente para encher 45 piscinas olímpicas. Esse é o desafio para a construção de dois prédios anexos ao Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), localizado entre a avenida Afonso Pena e as ruas Trifana e Pirapetinga, em Belo Horizonte.

Para essa ampliação, que teria impacto direto na vizinhança, o projeto demandou um planejamento minucioso para minimizar impactos e transtornos do que será a maior obra da região centro-sul da capital mineira.

Diante deste desafio, o gerente da Reta Consultoria e Gestão para Projetos Industriais e Corporativos, Lucas Fukuda, que fez o planejamento de obra, orçamento e especificações técnicas implementamos o Cmbuilder, uma ferramenta canadense que permitiu a empresa simular a logística da obra, promovendo maior clareza para todos os envolvidos e garantindo transparência em todas as etapas do processo de execução e na gestão de riscos.

Além disso, segundo a Reta, o Cmbuilder possibilitou o planejamento estratégico para a montagem de uma grua a uma altura inicial de 80 metros, em um processo previsto para ocorrer ao longo de dois finais de semana. Esse planejamento também abrangeu o gerenciamento da movimentação de pilares mistos.

DESAFIOS DA OBRA

• Carga dos pilares, com peso médio de 6 toneladas cada, e a distância de aplicação (raios) do projeto;

•Acessos às áreas de estocagem de materiais;

•Interferências com prédios vizinhos. O contexto urbano foi incorporado utilizando softwares livres como Blender e Blosm add-on da Google.

•Montagem e desmontagem das gruas e guindastes paramétricos.

RESULTADOS

A ferramenta gerou benefícios mensuráveis, como a validação de estratégias de reaproveitamento de materiais, destacando-se a reutilização das ancoragens para suporte dos tirantes, o que resultou em uma economia significativa de R$ 6 milhões. Além disso, os ganhos logísticos e a estratégia de execução da obra serão incorporados à especificação técnica, orçamento e planejamento da licitação e anexadas em formato interativo, com um link para a plataforma web e um vídeo da simulação, facilitando a compreensão das construtoras licitantes e demais stakeholders.

Dentre as análises de construtibilidade realizadas no desenvolvimento do projeto, destacam-se as seguintes otimizações:

•Redução da altura dos pilares metálicos: A altura dos pilares foi ajustada de 3 para 2 pavimentos, eliminando a necessidade de escoramento e dispositivos adicionais para garantir a verticalidade. Essa mudança simplificou o transporte, que passou a utilizar carretas de 9 metros em vez de 12 metros, facilitando manobras na malha urbana.

•Adoção de emendas flangeadas nos pilares: A substituição de soldas em campo por emendas flangeadas trouxe ganhos significativos em prazo e qualidade.

•A fabricação em ambiente controlado, que garantirá melhor acabamento, maior precisão na verticalidade e mitigação de riscos associados à execução em campo (vento, umidade e posição de soldagem).

•A montagem ficou mais eficiente, permitindo a instalação de até 16 colunas/dia com ligações flangeadas, em comparação a apenas 6 colunas/dia utilizando soldas.

• Otimização de mobilizações de equipamentos: Foram identificados ajustes no cronograma para atividades de estaqueamento, atirantamentos e escavação, gerando ganhos em prazo e redução de custos.

GESTÃO DE IMPACTO NA VIZINHANÇA

Além dos benfícios de tempo e custos, o estudo mapeou as filas de espera de caminhões, posicionou bombas de concreto reservas e demonstrou estratégias para mitigar possíveis riscos e minimizar os impactos na vizinhança, atendendo a uma preocupação expressa do cliente. Essas análises mostraram os benefícios proporcionados pelo uso do Cmbuilder, otimizando recursos, reduzindo custos e assegurando maior eficiência no planejamento e execução da obra.


Compartilhe esse conteúdo