Com o crescimento dos condomínios empresariais na cidade de Jacareí, no Vale do Paraíba paulista, amplia-se o número de inscrições ativas e de empregos oferecidos. Há hoje dois condomínios no município, totalizando mais de 40 empresas, que geram cerca de 950 empregos diretos. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, a cidade concluiu o ano de 2009 com 18.553 inscrições municipais, sendo 426 de indústrias, 3.342 de estabelecimentos comerciais e 4.322 de serviços, além de autônomos e liberais.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, Emerson Goulart, os investimentos em condomínios empresariais estão crescendo significativamente. "A cidade hoje está vivendo um bom momento com a instalação de novas empresas. Em 2009, nós ampliamos em mais de 1.400 o número de inscrições municipais ativas. Agora mais um condomínio está sendo construído e outros quatro estão em fase de elaboração do projeto para se instalarem no município", afirma Goulart.
Para ele, o crescimento na economia de Jacareí é reflexo das políticas de desenvolvimento do município, associada à localização estratégica da cidade – ela está no eixo Rio-São Paulo, cortada por rodovias como Carvalho Pinto, Dom Pedro I e Presidente Dutra – e às constantes melhorias na infraestrutura e na qualidade de vida da população, promovidas pela prefeitura.
O empreendedor Carlos França, responsável pelo Califórnia Center – empreendimento com 32 empresas instaladas, que geram 800 empregos diretos – destaca que Jacareí atualmente é a cidade do Vale do Paraíba com a maior perspectiva de crescimento. "O setor que mais procura um condomínio para se instalar é o das microempresas prestadoras de serviços para as grandes empresas da região, como Embraer e AmBev, entre outras", aponta França.
Uma das empresas que tem se destacado dentro de um condomínio empresarial é a de produção de chocolate. O empresário Michel Fonseca conta que seu negócio cresceu de um para seis galpões em quatro anos, ou seja, de mil para seis mil metros quadrados. "Começamos com cinco funcionários e hoje temos 106 fixos e 324 temporários para a Páscoa. A localização de Jacareí facilita a logística e a distribuição de mercadorias", comenta Fonseca.
Alexandre Tallavasso, diretor comercial do grupo Serviobras – responsável pela implantação do condomínio VIP – acredita que os condomínios empresariais são uma tendência de mercado. "A pequena e média empresa consegue se instalar em um local adequado para o exercício de suas atividades, com toda a infraestrutura implantada e disponibilizada em condomínio, ou seja, com custo subsidiado pelo uso comum de itens como segurança, energia e manutenção de viários", explica o diretor.
Fonte: Estadão