A fabricante chinesa de pás-carregadeiras LiuGong superou suas metas de comercialização de produtos na região latino-americana, entre os meses de outubro de 2010 e outubro de 2011. O desempenho foi obtido em número de máquinas negociadas e também em receita, segundo Fernando Mascarenhas, presidente da LiuGong América Latina.
A meta da empresa para a região era de comercializar acima de 1.400 unidades ao ano. “Também registramos aumento nos resultados financeiros, refletindo tanto a ampliação do nosso mix de produto quanto a evolução do nosso market share em áreas diferentes daquela que lideramos mundialmente”, confirma o executivo.
Um dos destaques nos resultados da LiuGong na América latina é o de vendas de escavadeiras hidráulicas – equipamento de valor superior ao das pás-carregadeiras. “As pás-carregadeiras continuam sendo o nosso produto carro-chefe. Porém, registramos pedidos desde o menor equipamento até aquele de valor mais elevado”, diz Mascarenhas.
Proporcionalmente, a América Latina consumiu, de janeiro a novembro, mais de 600 pás-carregadeiras e 200 escavadeiras hidráulicas. “Ainda há predominância de pás-carregadeiras, algo normal dentro do nosso perfil, mas no plano de vendas para a região não previa um volume tão alto de escavadeiras, o crescimento de 76% nesse setor foi uma grata surpresa”, comemora o presidente da LiuGong LA.
Ele informa também que o mix de produto da LiuGong não se restringe a essas duas linhas e diz que a linha de máquinas para construção civil registrou vendas de rolos compactadores, motoniveladoras, minicarregadeiras, retroescavadeiras e tratores sob esteiras. A linha de empilhadeiras também apresentou forte crescimento de vendas.
Mascarenhas informa que a fabricante registrou bom desempenho em cada um dos países latinoamericanos em que possui operação, sempre através de distribuidores. “No Brasil expandimos a operação com a nomeação do concessionário da região Nordeste. Na Argentina, que é o nosso segundo maior mercado, caminhamos muito bem. Na Colômbia registramos uma evolução muito boa, graças ao nosso concessionário de altíssimo nível. Tivemos uma grande surpresa no Paraguai que, apesar de ser um mercado menor, apresentou resultado muito bom comparado ao que se esperava neste primeiro ano de operação do concessionário local. O Chile também vem apresentando bom resultado, e acabamos de fechar o contrato para envio de maquinas ao Uruguai”, resume.
Fonte: Estadão