Com investimento total estimado na ordem de R$ 1,5 bilhão, e capacidade instalada de geração para atingir 420 MWp, o Parque Solar Arinos foi oficialmente instalado, no município que dá nome ao empreendimento. A cerimônia de lançamento foi realizada nesta quinta-feira, dia 08, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, e do diretor da Newave Energia, Claudio Ferreira, entre outras autoridades que assinaram o protocolo de intenções. O Parque Solar Arinos é um dos projetos incluídos na lista de investimentos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
A megausina solar é uma iniciativa da Newave Energia, plataforma de energias renováveis na qual a Gerdau detém 33,33% de participação por meio de sua divisão de novos negócios, Gerdau Next. A previsão é de que o empreendimento deva estar concluído no fim de 2024 e criar aproximadamente 4 mil empregos diretos e indiretos.
Além de poder atingir 420 MWp, o parque incluirá uma subestação de energia. A capacidade fotovoltaica instalada na planta é o equivalente a 7% do consumo de energia anual da Gerdau no Brasil, tomando como base a produção de 2022, e prevê redução estimada de até 22.000 t CO₂ ao ano.
Para Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, este é um passo importante para a companhia. “O parque solar Arinos contribuirá com o nosso compromisso de reduzir ainda mais nossas emissões de GEE.
Além disso, reforço que o aço com baixa emissão de carbono é um componente essencial para a descarbonização do planeta, uma vez que ele é fundamental para o desenvolvimento de infraestrutura sustentável e tecnologias de energia renovável”, destaca o CEO.
Segundo a Gerdau, assim que o Parque Solar Arinos estiver em funcionamento, 30% do volume de energia renovável produzida no empreendimento será destinado à produção de aço no país.
O volume de energia corresponde a 34 MWm, é o equivalente ao consumo de uma usina com capacidade de 400 mil toneladas anuais.