Quando concluída no ano que vem, a estação vai atender 35 mil pessoas diariamente (Foto: FVD Studio)
O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea, concluiu a escavação da Estação Antero de Quental, no Leblon, Rio de Janeiro. A 20 m de profundidade, a estação é a quarta a ser totalmente escavada, de um total de seis estações. Quando estiver em funcionamento, a partir do primeiro semestre do próximo ano, vai beneficiar 35 mil pessoas por dia.
Junto com a Antero de Quental, também estão 100% escavadas as estações de São Conrado, Jardim Oceânico e Nossa Senhora da Paz. O trabalho está sendo feito em etapas coordenadas: enquanto equipes do Consórcio Linha 4 Sul concluíam a escavação, outras avançavam com montagem da forma e concretagem do fundo da estação, no trecho já escavado por onde passará o Tunnel Boring Machine, o ‘Tatuzão’, que deve chegar na Estação Antero de Quental em meados de outubro. Desde o início da escavação, foram retirados 104 mil m³ de areia, quantidade suficiente para encher 41 piscinas olímpicas.
Na atual fase de trabalhos, as lajes de cobertura (teto) e de acesso de passageiros estão executadas. Os colaboradores iniciaram a construção das plataformas de embarque e desembarque. As obras civis das bilheterias, salas de supervisão, enfermaria, assim como o acesso de passageiros pela avenida Bartolomeu Mitre recebem acabamentos. O piso de granito neste andar foi assentado e as pastilhas estão sendo colocadas nas paredes. A cobertura metálica com vidros para este acesso já está sendo fabricada. No acesso pela rua General Urquiza, as escadas foram construídas e os colaboradores se dedicam ao muro de apoio das estruturas metálicas da cobertura.
A etapa seguinte é a construção do mezanino. Até este momento da obra, foram utilizadas 5.700 t de aço, o que equivale à mais da metade do peso da Torre Eiffel de Paris. Quanto ao concreto, foram consumidos 34 mil m³, quase a metade do material utilizado na construção do estádio do Maracanã.
Fonte: Linha 4 Metrô – Rio