Durante a Transpoquip 2011 – realizada entre 22 e 24 de novembro no Expo Center Norte (SP) – a Armco Staco organizou um painel de palestras com a presença de especialistas em segurança viária da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP), da Europa consultor especialista em Barreiras de Segurança Rodoviária, da EcoRodovias e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Na ocasião, os especialistas apresentaram práticas bem sucedidas de tecnologias de segurança viária aplicadas em rodovias brasileiras e como elas reduzem o risco e a gravidade de acidentes.
A Artesp, por exemplo, apresentou os efeitos positivos dos investimentos realizados no Estado de São Paulo entre 1998 e 2011 em 18 rodovias concedidas à iniciativa privada. O consolidado do período aponta para 130 km de construções e prolongamentos de pistas, 752 km de duplicação de pistas, 357 km de faixas adicionais, 160 km de marginais implantadas, 2.058 km de acostamentos construídos e 5.073 km de vias recapeadas, obras que contam com diversos sistemas de segurança viária como defensas e placas de sinalização.
O resultado dos investimentos em sinalização e obras viárias pode ser mensurado diante dos principais tipos de acidentes registrados nas 18 rodovias avaliadas durante 2011. Apesar de o choque contra obstáculos físicos ter representado 30% dos acidentes no período, a gravidade desse tipo de ocorrência é a menor do ranking. Prova disso é que a colisão com objetos estáticos nas rodovias é responsável por 11,4% dos acidentes fatais, ficando os atropelamentos e as colisões traseiras no topo da lista (28% e 21%, respectivamente). “Com investimentos em sinalização viária reduz-se também o índice de atropelamento e colisões entre veículos, que, como a Artesp demonstra, têm índice de fatalidade maior”, diz Juliana Cordeiro, responsável pelo marketing da Armco Staco.
A avaliação do executivo se explica diante das medições sobre o Índice de Mortalidade realizadas pela Artesp. De acordo com a Agência, entre janeiro e outubro de 2011 morreram 1.107 pessoas nas rodovias avaliadas. Se os investimentos em segurança viária continuarem na mesma toada, em 2020 esse índice deve reduzir 20%, chegando a 884.
Equipamentos que fazem a diferença
Diante do cenário apresentado pela Artesp, os equipamentos da Armco Staco durante a Transpoquip demonstram a sua relevância para a segurança das estradas brasileiras. Entre eles encontra-se o Amortecedor de Impacto. Trata-se de um absorvedor de impacto adaptável a concreto ou defensas metálicas e que promove a desaceleração dos veículos no momento do impacto.
Assim como o Amortecedor de Impacto, a Armco Staco expôs em seu estande na Transpoquip suas tecnologias de Defensas Metálicas para Pontes (que são dispositivos de segurança contra impacto de veículos utilizado em bordas de pontes e viadutos) o Tunnel Liner (que realiza travessias pelo método não destrutivo, reduzindo interferência no tráfego). As linhas Amortecedor de Impacto e Defensas Metálicas para Pontes são parcerias com empresas dos EUA e da Europa, respectivamente.
Fonte: Estadão