Com o volta do crescimento do mercado brasileiro de mineração e construção, grandes fabricantes de equipamentos pesados veem no país o ambiente ideal para ampliar seus negócios. A exemplo disso se destacam dois fabricantes, ambos há 35 anos com unidades fabris no Brasil, a Volvo Construction Equipment que mantém fábrica em Pederneiras (SP) e a Komatsu em Suzano (SP).
A Volvo Construction Equipment, braço da empresa voltado para produção de carregadeiras, motoniveladoras, caminhões articulados, escavadeiras, minicarregadeiras e compactadores de solo começou a operar no país em 1975, quando ainda funcionava com a marca Clark Michigan.
Atualmente em sua linha de produtos estão modelos como compactadores de solo SD105F e SD105DX e desde 2002 a carregadeira L50, que passou a ser produzida com exclusividade pela unidade de Pederneiras e responsável pelo suprimento desse equipamento para todo e qualquer mercado mundial da marca. A carregadeira L50E possui motor Volvo D4D LA E2, potência máxima de 2.200 rpm e capacidade da caçamba de 1,2 m³ a 3,9 m³, versátil para serviços em mineração e construção.
Segundo a empresa, em 2010 o nível de produção da fábrica brasileira deve dobrar em relação ao ano passado e, apesar da produção em 2009 ter representado apenas metade do registrado em 2008, os volumes voltaram a aumentar sensivelmente desde outubro passado, proporcionando a contratação de mais de 115 funcionários para atender a demanda crescente. Hoje o Brasil representa 70% dos negócios da Volvo CE na América Latina e em 2009, no meio da crise mundial, o país foi responsável por 5% de todos os negócios fechados pela montadora, com volume de vendas equivalente ao da América do Norte.
A Komatsu, a primeira a se instalar fora do Japão, comemorou no dia 23 de maio 35 anos de produção no Brasil. Instalada em uma área de 633.684 m² na cidade de Suzano (SP) a empresa produz atualmente escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, além de ser a base de fabricação e distribuição mundial de tratores de esteiras de médio porte para todos os continentes.
Em sua linha de equipamentos produzidos no Brasil estão as escavadeiras PC160, PC200 e PC200LC, os tratores de esteira D51 e D61, carregadeiras WA200 e WA320, entre outros. A Komatsu Brasil destaca a recente produção nacional da escavadeira hidráulica PC350LC-8, que tem alta produtividade e baixo consumo de combustível, aumento na força de escavação em 7% pressionando-se o botão da função de potência máxima, alem do deslocamento em três velocidades .
Fonte: Estadão