No fim de 2012, o governo promete entregar o aeromóvel, que fará ligação direta da estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do aeroporto Salgado Filho – um percurso de 952 m de extensão. O custo total do empreendimento deve ser de R$ 29,9 milhões.
O aeromóvel é um meio de transporte automatizado em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados. Sua propulsão é pneumática, na qual o ar é soprado por ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética através de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (tipo uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Desenvolvido por um gaúcho, Oskar Coester, um técnico aeronáutico que depois virou empresário na área de automação industrial, o projeto já tinha sido implementado de forma experimental na década de 1980, em Porto Alegre, mas não prosperou. Atualmente, o aeromóvel somente opera em um parque temático em Jacarta, Indonésia.
A construção da via elevada do projeto do aeromóvel para o aeroporto Salgado Filho, iniciada no meio do ano passado, está sendo feita pela Premold. Já as duas estações (Trensurb e Salgado Filho) estão a cargo da Arcol Engenharia. O fornecimento dos veículos, com capacidade para 150 e 300 pessoas, será da TTrans Sistemas de Transportes.
Fonte: Padrão