O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu a instalação dos primeiros pontos de iluminação pública com tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz, na sigla em inglês). São 63 pontos que iluminarão 2 km da rodovia que dá acesso ao aeroporto, um dos mais importantes terminais aéreos do estado de São Paulo.
A obra foi executada pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, em parceria com a CPFL Serviços – empresa que pertence ao grupo CPFL Energia e fornece soluções para indústria, comércio e concessionárias.
Rubens Bruncek Ferreira, presidente da CPFL Serviços, afirma que entre os motivos por optar em utilizar LEDs na instalação é que apesar de essas lâmpadas serem em média 50% mais caras do que as unidades convencionais de vapor de sódio, comumente utilizadas em pontos de iluminação pública, a sua durabilidade alcança 65 mil h, contra 10 mil h das lâmpadas convencionais.
Ferreira ressalta que a tecnologia também consome cerca de quatro vezes menos energia elétrica.
Além do projeto de iluminação pública com tecnologia LED, o contrato com concessionária Aeroportos Brasil Viracopos também prevê a construção e instalação de subestação de alta tensão, 88-138/11,9 kV – 2 transformadores de 20/25 MVA; l linha de transmissão aérea em circuito duplo 138 kV, com extensão de 3,1 km, e uma usina de energia elétrica de 12,5 MVA back-up.
Fonte: Revista O Empreiteiro