Enfim, Congonhas vai ganhar um novo terminal

Enfim, Congonhas vai ganhar um novo terminal

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Não é nenhuma novidade que o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, receberá investimentos de até R$2 bilhões, até 2028. No projeto está a construção de um novo terminal de passageiros, 37 posições para receber aeronaves e ampliação da capacidade operacional do aeroporto para 29,5 milhões de passageiros por ano, investimento já detalhado pela concessionária.

Muitas melhorias emergenciais já foram entregues no ano passado, como readequação de vias de acesso, reformas nos banheiros e a revitalização da fachada. Mas a parte mais importante desse investimento está na Fase 1B, que envolve a revitalização dos pavimentos das pistas de táxi, a ampliação do pátio de aeronaves e a construção do novo terminal, com 20 novas pontes de embarque. “Iniciamos a construção do novo terminal de passageiros, um projeto que será executado ao longo de três anos. Em junho de 2028, entregaremos à cidade de São Paulo e ao Brasil o novo aeroporto de Congonhas, que tanto precisamos e merecemos”, informa Kleber Meira, CEO do Aeroporto de Congonhas.

NOVO AEROPORTO DE CONGONHAS

Novo terminal de passageiros integrado ao existente

Futuro terminal com 105.000 m², mais do dobro da área atual

Futuro check-in em novo saguão com 72 posições amplas e acessíveis

Aumento de 10 para 17 canais de inspeção de segurança (expansão de 70%)

Novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento

37 posições de paradas de aeronaves, sendo 19 nas pontes de embarque (fingers) e 18 remotas

Bolsão e praça pick-up para veículos de aplicativos

Acesso direto ao metrô (Linha Ouro)

CRONOGRAMA DE MELHORIAS: Concluídas em 2024

Ampliação da sala de embarque

Readequação das vias de acesso

Readequação dos locais dos motoristas de aplicativo

Reforma dos banheiros

Revitalização da fachada do aeroporto

Implementação de novas tecnologias no check-in e no despacho de bagagens

ATÉ O FIM DE 2028

Revitalização dos pavimentos das pistas de táxi

Ampliação do pátio de aeronaves

Mais 20 novas pontes de embarque

Novo terminal de passageiros

CONSTRUTORA RESPONSÁVEL

A Aena anunciou que a HTB será a construtora responsável pelas obras. A previsão de entrega é em junho de 2028, quando o novo terminal deverá iniciar o embarque de passageiros. Para minimizar impactos nas operações, as obras serão realizadas em etapas. A primeira incluirá a demolição de estruturas, instalação de canteiros de obras, intervenções no pátio de aeronaves e melhorias nas pistas de taxiamento. Na segunda, as companhias aéreas serão transferidas para os novos hangares, dando início à construção do píer do novo terminal e as obras no hangar tombado. Na terceira fase, serão instaladas as pontes de embarque no novo píer e o sistema de controle e processamento de bagagens. As etapas finais contemplarão a conclusão do terminal de passageiros, com entrega das novas pontes, sistemas de bagagem e retrofit do terminal atual.

Kleber Meira – CEO do
Aeroporto de Congonhas
Juan José Sanchez – Diretor
Comercial na Aena Brasil

AEROPORTOS DE MS VÃO GANHAR NOVAS SALAS VIP ATÉ 2026

Os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã vão ganhar novas salas VIP, conforme anunciado pela Aena. O projeto faz parte do investimento de R$600 milhões nos três terminais. O consórcio responsável pela execução do programa de obras é formado pelas construtoras Construcap e Copasa. O diretor do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Usiel Paulo Vieira, informou que “já começou o processo de concorrência para as três salas VIP dessas novas infraestruturas que estão sendo executadas. São 12 meses, até julho de 2026”, disse. Além disso, o grupo também prepara uma nova rodada de concorrência para as salas VIP de outros oito aeroportos. Estão na lista Congonhas (SP), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Uberaba (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), e Altamira (PA).

“O mesmo cliente que voava internacionalmente tinha essa demanda no doméstico. Antes era para atender um pequeno nicho. O desafio é que o passageiro está cada vez mais exigente”, conta Juan José Sánchez, diretor comercial corporativo da Aena Brasil.

Em junho, foram lançadas as obras nos três aeroportos de MS. Dos R$600 milhões, cerca de R$300 milhões deverão ficar no terminal de Campo Grande. Para Ponta Porã, as obras estruturais vão triplicar a área do terminal de passageiros, que passará de 800 m² para 2.600 m². Já em Corumbá, a expansão será dos atuais 1.950 m² para 2.850 m². Ambos passarão a ter a capacidade de 100 mil embarques e desembarques por ano.

ESPAÇO INTERMODAL E PROJETO DE DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO EM RECIFE

Para o Aeroporto dos Guararapes, o 6º aeroporto em volume de passageiros e o maior fora do Sudeste e Distrito Federal, está previsto um novo terminal intermodal, que será erguido no antigo terminal do aeródromo. A primeira fase de modernização já foi iniciada com a reconfiguração de espaços e a construção do terminal intermodal, que promete aliviar a congestionada calçada do aeroporto. Serão disponibilizados 550 mil m² de área livre. O novo projeto também contará com um novo espaço de convivência, o Terminal Intermodal, que está em fase de construção, integrado à Praça Salgado Filho. “A ideia do [Terminal] Intermodal é que o passageiro se sinta acolhido, como um abraço do aeroporto e da comunidade para aqueles que estão chegando aqui”, comenta Diego Moretti, diretor do Aeroporto Internacional do Recife. A previsão é que a obra seja entregue até o final de 2025. Atualmente o aeródromo usa energia 100% renovável de fontes certificadas. Além disso, possui um sistema para tratamento e reuso de água. Mais de 1.500 funcionários estão diretamente envolvidos nos serviços de recuperação e modernização do Aeroporto Internacional do Recife, executados pelo consórcio CAR – Método – Passarelli, contratado pela Aena Brasil.

PISTA MAIOR EM UBERLÂNDIA E EMBARQUE COM TRIPLO DE ESPAÇO EM UBERABA

O Aeroporto de Uberlândia ganhará um novo terminal com 10 mil metros quadrados e com a capacidade passando dos atuais 1,5 milhão para 3 milhões de passageiros por ano, e estacionamento ampliado. A empresa afirmou que investirá em um novo mix comercial, com opções variadas de restaurantes, cafés, lojas e serviços. O novo terminal será construído do outro lado da pista, em frente ao atual (foto projeção aeroporto Uberlândia).

As principais melhorias no aeroporto de Uberlândia são: Construção de um novo terminal de passageiros com 14,6 mil m² (70% maior que o atual); Aumento da capacidade dos atuais 1,146 milhão para 2,15 milhões de passageiros por ano; Instalação de duas pontes de embarque (fingers), com preparação para uma terceira futuramente; Check-in com 21 posições amplas e acessíveis, em 215 m²; Sala de embarque com seis portões e 1.850 m²; Novo sistema viário de acesso ao aeroporto; Restituição de bagagem com três esteiras e área de 710 m²; Novo estacionamento com 497 vagas e 12,4 mil m²; Novo pátio com sete posições para aeronaves; Novas área de escape no final da pista; Nova pista de taxiamento de aeronaves; Reconfiguração do pátio e pistas e pistas de táxi para a aviação geral.

Já em Uberaba, a previsão é de que as obras do aeroporto sejam finalizadas em junho de. Seu tamanho irá praticamente triplicar. Atualmente são 1.500 m² e, após as obras, serão 4.300 mil m².

As principais melhorias no aeroporto são: Ampliação do terminal de 1.500 m² para 4.300 m²; Aumento da capacidade dos atuais 96 mil para 222 mil passageiros por ano; Sala de embarque com dois portões e 380 m²; Ampliação da pista de pouso e decolagem em 70 metros; Balcões de check-in com oito posições e 70 m²; Controle de segurança (raio-X) em área de 170 m²; Restituição de bagagem com uma esteira em área de 216 m²; Reconfiguração do pátio de estacionamento de aeronaves; Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras; Recolocação de PAPI nas cabeceiras 17 e 35; Novos edifícios de apoio.

AEROPORTO DE MONTES CLAROS

A ideia é de que este aeroporto seja transformado em um espaço mais moderno e funcional, sofrendo uma extensa ampliação em sua infraestrutura. As obras nos aeroportos de Minas Gerais serão executadas pela construtora Matec. A previsão é que as reformas estejam concluídas até junho de 2026, beneficiando diretamente as regiões atendidas por esses aeroportos e impulsionando o desenvolvimento econômico local. A expectativa é que sejam gerados cerca de 1.000 empregos nas três cidades durante o período de obras.

CORUMBÁ TERÁ CAPACIDADE DOBRADA PARA ATÉ 100 MIL PASSAGEIROS POR ANO

Em Corumbá, o projeto prevê uma transformação completa na infraestrutura do aeroporto. O terminal passará de 1.950 m² para 2.850 m², incluindo nova sala de embarque, check-in com seis posições, duas áreas de portões e duplicação da área pública. O pátio terá capacidade para até quatro aeronaves comerciais e a pista contará com novas áreas de escape e instalação de sistema PAPI para auxílio visual na cabeceira.

Ao fim das obras, a movimentação anual de passageiros deve dobrar, passando a comportar 100 mil embarques e desembarques por ano. Segundo o cronograma da concessionária, as obras devem ser concluídas até junho de. O número de passageiros por ano poderá chegar a 2,6 milhões, um salto de 85% em relação à capacidade atual. Em Ponta Porã, a área do terminal passará de 800 m² para 2.600 m², com reestruturação do check-in, ampliação da sala de embarque e implantação de estacionamento para veículos. A capacidade do aeroporto crescerá em 70%, também chegando a 100 mil passageiros por ano após a conclusão das intervenções. A execução das obras nos aeroportos de Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá ficará a cargo das construtoras Construcap e Copasa, que atuam em consórcio.

REVITALIZAÇÃO NO AEROPORTO JOÃO CORREA DA ROCHA – MARABÁ

As obras para revitalização e reforma do Aeroporto Internacional João Corrêa da Rocha, localizado em Marabá, no Estado do Pará, estão em vias de serem iniciadas. Atualmente, o processo está em fase de projeto e mobilização de canteiro, com previsão de início das atividades a partir do segundo semestre, conforme informações da plataforma ConVisão. A proposta representa um investimento de R$131 milhões. O projeto prevê uma expansão de 1.800 m² para 5.100 m².

AEROPORTO DE CARAJÁS DEVEM SER CONCLUÍDO EM JUNHO DE 2026

O Aeroporto de Carajás, localizado em Parauapebas, está passando por uma grande transformação que promete melhorar significativamente sua infraestrutura e a experiência dos passageiros. A principal novidade é a ampliação do terminal de passageiros, que passará de 800 m² para 4.000 m², garantindo mais conforto e espaço para embarque e desembarque. A conclusão das obras está programada para junho de 2026.

AEROPORTO DE ALTAMIRA SERÁ AMPLIADO E MODERNIZADO ATÉ 2026

Destaques das melhorias: Ampliação do terminal de 1.200 m² para 2.900 m²; Sala de embarque com dois portões e 370 m²; Expansão da área pública em 3,6 vezes; Oito balcões de check-in em 70 m²; Posto de segurança com raios-X em 100 m²; Área de restituição de bagagem de 180 m² com uma esteira; Pátio para até três aeronaves; Novas áreas de escape nas cabeceiras da pista; Readequação da via de pedestres; Ampliação do pátio para aviação geral; Instalação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI); Construção de novos edifícios de apoio.

EM SANTARÉM, OBRAS DEVEM SER CONCLUÍDAS EM 2026

As obras de ampliação e revitalização do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, no Pará, começaram no segundo semestre de 2024 e tem previsão para conclusão em 2026. Também estão previstas melhorias por parte do grupo Aena Brasil como: Ampliação e melhorias do terminal de passageiros de 1.300 m² para 4.400 m²; Superfície da área pública será 4 vezes maior; Sala de embarque com 4 portões em área de 660 m²; Balcões de check-in com 16 posições em área de 130 m²; Restituição de bagagem com 2 esteiras em área de 225 m²; Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras; Reconfiguração do pátio com 8 posições de estacionamento para aeronaves tipo C e a instalação de PAPI na cabeceira 28 e realocação na cabeceira 10.

Para a execução dessas melhorias, a Aena contratou o Consórcio Nova Engevix & Power-China para a realização de obras de ampliação e modernização dos quatro aeroportos do Pará administrados pela concessionária. Durante os trabalhos, está prevista a contratação de dois mil funcionários para atuar nos quatro aeródromos: Santarém, Marabá, Altamira e Carajás. O projeto faz parte das melhorias estruturais dos 11 aeroportos do Bloco SP/MS/PA/MG que a Aena assumiu no final do ano passado.


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