Além de projetar, construtora também executa

Compartilhe esse conteúdo

Do ponto de vista construtivo, os edifícios que compõem a primeira fábrica da BMW no Brasil são estruturas executadas com peças de concreto pré-moldadas e cobertura de aço montada no sistema shed. A construtora contratada para liderar a execução foi a Perville Engenharia, com sede em Joinville (SC). O modelo do contrato é design & building, isto é, inclui o projeto executivo e a construção propriamente dita.

O prazo curto era adversário de monta: foram apenas dez meses, de dezembro de 2013, quando começaram as obras, até a produção do primeiro automóvel, em setembro de 2014. O uso intensivo de pré-moldados de concreto armado de grande porte (blocos de fundação, colunas, vigas Y e vigas-calha), que a própria Perville produz, foi diferencial importante do projeto.

 

“Os pré-moldados chegaram prontos à obra e foram utilizados em mais de 70% dos 115 mil m2 de área construída da unidade”, descreve Emerson Edel, diretor de operações da Perville. “Dessa forma, foi possível cumprir o cronograma com baixa quantidade de mão de obra no canteiro – menos de 900 pessoas, entre engenheiros, técnicos e operários, nos períodos de pico.”

 

Emerson Edel, diretor de operações da Perville
 

Segundo a Perville, também ajudou a definição de parceiros estratégicos da construção ainda na fase de orçamento e o rigoroso acompanhamento e gestão da obra. “Essa experiência reforçou nossa concepção de que o modelo de contrato design & building, além de agilidade, proporciona também uma relação mais justa e confiável entre contratante e contratado”, pontua o diretor de operações da construtora. “Percebemos, ainda, que o sistema de planejamento e a metodologia lean construction, que trata um projeto de grande porte como se fosse dividido em pequenas obras, simplificam a operação e ampliam o controle”. (Guilherme Azevedo)

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário