Ampliação das faixas na Serra do Espigão em SC

Ampliação das faixas na Serra do Espigão em SC

Compartilhe esse conteúdo

A ampliação das faixas na Serra do Espigão, na Rodovia BR-116, em Santa Catarina, é um avanço crucial para a melhoria das condições de tráfego e segurança na região. Com conclusão prevista para dezembro de 2024, o projeto abrange a execução de 6 km de faixas adicionais, “destacando o compromisso da Seel Engenharia com a excelência e a qualidade”, conforme afirma a empresa, em nota.

O projeto se estende km 95,735 ao km 96,905, no sentido Norte, e do km 102+735 ao km 107+606, no sentido Sul, e é desafiador, segundo a Seel. O terreno da Serra do Espigão apresenta obstáculos técnicos significativos, como a necessidade de ampliar a capacidade de tráfego da via por meio de uma nova faixa de rolamento em uma região de relevo muito acidentado.

O escopo da obra inclui a terraplanagem necessária para implantação das novas faixas, desmonte de rocha, pavimentação, sinalização viária e melhorias ambientais como paisagismo. Segundo a empresa, as atividades são gerenciadas com rigor para assegurar a segurança e eficiência do tráfego.

A drenagem também é um aspecto crítico, especialmente em áreas de topografia complexa e com alta incidência pluviométrica. A Seel está implementando sistemas complexos, incluindo canaletas, escadas hidráulicas, bueiros e tunnel liner, para garantir o escoamento eficiente das águas pluviais e evitar problemas como erosão e alagamentos. As estruturas de contenção necessárias ao longo do percurso adicionam um desafio adicional ao projeto.

Com foco constante na qualidade e na segurança, a Seel Engenharia afirma estar empenhada em entregar um projeto de alta importância para a concessionária da rodovia e para a comunidade. Segundo ela, a ampliação das faixas na Serra do Espigão não apenas aumentará a capacidade de tráfego, mas também contribuirá significativamente para a segurança dos usuários da BR-116 em Santa Catarina.

 


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário