A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou, na nesta semana, dois editais para contratar serviços especializados. O primeiro, de nº 11/2026, refere-se à prestação de serviços de desenvolvimento e elaboração do projeto básico das obras de reforma e restauro do Edifício da Oficina Mecânica, na sede da APS, para onde será transferida a Diretoria de Operações e suas superintendências. O segundo, de nº 14/2026, visa serviços de atendimento a usuários de Tecnologia da Informação e de manutenção dos ativos tecnológicos da empresa.
Os editais, bem como os termos de referência e seus anexos, estão disponíveis para consulta na página de licitações do site do Porto de Santos. Confira, abaixo, o resumo de cada licitação:
Licitação 11/2026
Objeto: Contratação de pessoa jurídica para a prestação dos serviços de desenvolvimento e elaboração do projeto básico das obras de Reforma e Restauro do edifício da Oficina Mecânica, para implantação da Diretoria de Operações e suas superintendências
Vigência do contrato: 16 meses
Prazo para envio de propostas: até as 10h de 23/02/2026
Licitação 14/2026
Objeto: Contratação de pessoa jurídica para a prestação dos serviços de atendimento a usuários de Tecnologias da Informação e Comunicação, operação de infraestrutura, incluindo instalações, configurações, manutenções preventivas e corretivas em ativos tecnológicos da APS
Vigência do contrato: 36 meses
Prazo para envio de propostas: até as 10h de 09/03/2026
Agendamento de visita técnica: até 23/02/2026
Sobre a Autoridade Portuária de Santos
A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras. O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 53 terminais, sendo 39 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).


