Construção do Contorno de Florianópolis, uma das maiores obras em andamento da concessionária
Concessionária de rodovias com 3.250 km sob sua administração, os investimentos da Arteris até 2033 somam R$ 11 bilhões – R$ 6 bilhões dentro dos contratos de concessão e cerca de R$ 5 bilhões em aditivos.
Nas cinco concessionárias federais da Arteris – Autopista Fernão Dias, Autopista Regis Bittencourt, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Fluminense – e nas quatro concessionárias estaduais – Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte, todas no interior de São Paulo -, há projetos importantes a serem concluídos ou realizados.
Além das obras de duplicação da Serra do Cafezal (SP), na Autopista Regis Bittencourt; construção do Contorno de Florianópolis (SC), na Autopista Litoral Sul; e na ampliação da BR-101/Norte (RJ), na Autopista Fluminense, a partir do ano que vem, iniciam as execuções do Contorno de Campos dos Goytacazes (RJ), dentro do escopo de trabalho da última concessionária citada.
Nos trabalhos relacionados a aditivos de contrato ou extra-contrato, ainda em fase de análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), estão três projetos na BR-101/ Norte, no Estado do Rio de Janeiro.
Essas iniciativas envolvem a construção de terceiras faixas entre Barreto, em Niterói, e Manilha, em Itaboraí; a execução de um novo contorno em Itaboraí e a duplicação de trecho de 45 km, logo após a cidade de Campos dos Goytacazes, até a divisa com o Espírito Santo, que curiosamente não está incluso no contrato de concessão.
Há também projeto de construção de terceiras faixas ao longo da Autopista Fernão Dias, na ligação São Paulo (SP) – Belo Horizonte (MG), e na autopista Litoral Sul, que envolve as BRs 376 e 101, nos Estados do Paraná e Santa Catarina.
Na Autopista Planalto Sul, na BR-116, no trecho entre Curitiba (PR) e a divisa com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, há intenção de duplicar a rodovia.
Em 2015, a Arteris fez investimentos nas rodovias sob sua concessão de R$ 1,8 bilhão, sendo 83% destinados às concessionárias federais.
Fonte: Redação OE