A Bauma 2016, realizada em Munique, Alemanha, foi palco de importantes inovações da indústria global de construção, mineração e infraestrutura. O Prêmio de Inovação da feira destacou soluções que vão desde estruturas para recuperação de pontes metálicas até carregadeiras e escavadeiras com alto desempenho energético e automatização inteligente.
Entre os destaques, a empresa alemã Leonard Weiss GmbH apresentou uma laje de concreto de alta resistência para revitalização de pontes metálicas, reduzindo os custos em até 90% em comparação à construção de uma nova estrutura.
A Liebherr, gigante no setor de equipamentos pesados, foi uma das finalistas do prêmio ao substituir o tradicional cabo de aço por cordoalhas sintéticas com sensores inteligentes, além de apresentar a linha XPower de carregadeiras e o trator de esteiras PR 776 com tração hidrostática de 70 t.
Outras fabricantes também marcaram presença:
- Caterpillar: foco em tecnologia de conectividade com os módulos LINK, GRADE, PAYLOAD e escavadeiras automatizadas.
- Hyundai: escavadeiras com câmeras 360º e carregadeiras de alta performance.
- Volvo CE: celebra 50 anos com o lançamento do caminhão articulado A60H.
- JCB: destaque para a retroescavadeira compacta 3CX Compact.
- Ammann e Atlas Copco: apresentaram novidades em pavimentadoras, plantas de asfalto e equipamentos autônomos.
Leia também: Atlas Copco lança linha de fluidos para área de mineração
A feira também destacou soluções sustentáveis como recuperação de subprodutos e plantas modulares, além de tecnologias digitais de monitoramento como o RigScan da Atlas Copco.




