A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) informa que o Brasil conta com 1,1 GW de capacidade instalada em usinas de energia solar. O nível foi superado devido à entrega e a entrada em operação em 2017 de várias plantas fotovoltaicas. Esses empreendimentos foram contratados nos primeiros leilões realizados a partir de 2014 pelo governo federal, para geração de energia futura.
A entidade que reúne empresas do setor informa que o crescimento de 2016 pra 2017 em capacidade instalada foi de mais de 1.000%.
A capacidade instalada de 1,1 GW está assim dividida: 935 MW produzidos pelas usinas, a chamada geração centralizada, e 164 MW em painéis solares introduzidos em edificações, conhecida como geração distribuída.
Porém, a energia solar fotovoltaica ainda não representa nem 1% entre todas as fontes de energia que compõem a matriz energética brasileira.
No final do ano passado, foram contratados mais 20 empreendimentos de energia fotovoltaica, que entrarão em obras, com previsão de operação a partir de 2021, gerando no total 574 MW – porém, ressalta-se que há projetos de energia solar ainda em obras a serem entregues a partir deste ano.