Casablanca, no Marrocos, inaugura primeiro VLT

Compartilhe esse conteúdo

No dia 12 de dezembro último, foi inaugurada a primeira linha de VLT, de Casablanca, no Marrocos.

Em 2009, a Casa Transports – empresa pública responsável pelo transporte público de Casablanca – fechou um contrato com a Alstom para o fornecimento de 74 VLTs Citadis. Em 2010, a Casa Transports fechou com a Alstom dois contratos adicionais para a instalação dos sistemas de fornecimento de energia e sinalização ferroviária da linha.

A linha de 31 km, a maior já construída em um projeto, liga os distritos leste e sudoeste de Casablanca via centro, parando em 48 estações. Os VLTs Citadis são unidades duplas de 65 metros de comprimento e podem acomodar até 606 passageiros. Eles transportarão até 250.000 passageiros por dia. Com suas 12 portas laterais e conceito de piso totalmente rebaixado, o Casablanca Citadis fornecerá fácil acesso a todos e permitirá um fluxo tranquilo de passageiros. O desenho do Citadis foi customizado para atingir uma integração perfeita com a arquitetura de Casablanca. Sua moderna aparência externa tem um harmonioso formato arrendado de ponta a ponta. Sua cor laranja metálica cria um contraste com o brilho da cidade. O interior conta com motivos e cores em estilo marroquino. O ar condicionado, as grandes janelas, amplos corredores e displays de informação em francês e árabe foram projetados para fornecer condições ótimas de viagem.

O serviço será oferecido das 5h30 às 23h30, com intervalos de 4 minutos e 45 segundos durante o horário de pico, e 8 minutos e 30 segundos em horários fora de pico. O tempo de trânsito planejado para a linha que vai de Ennassim a Facultés é de 63 minutos e 30 segundos, e 69 minutos de Ennassim a Hay Hassani. Após a conclusão dos ajustes técnicos, instalação dos sinais de trânsito e cumprimento total da plataforma dos VLTs, a velocidade média atingirá 18,8 km por hora com uma taxa de prioridade de 75% em intersecções.

O sistema de sinalização fornecido e instalado pela Alstom garante a segurança nas intersecções de linha. Ele também gerencia cruzamentos e dá prioridade ao VLT, garantindo maior velocidade e segurança.

A Casa Tram, grupo liderado pela RATP Dev em parceria com o Moroccan Deposit and Management Fund (Caisse de Dépôt et de Gestion) e a holding, Transinvest, é responsável pela operação e manutenção da linha por um período de cinco anos. A Casa Tram terceirizou o contrato para a Alstom em julho de 2012 para manutenção da frota e infraestrutura.

Aproximadamente quarenta funcionários da Alstom realizarão operações de manutenção preventiva e corretiva nos VLTs diariamente, e também realizarão a limpeza interna e externa em uma unidade de 13.800 m²totalmente nova localizada em Casablanca.

A RATP Dev definiu os horários e procedimentos operacionais, as regulamentações e a política de manutenção. Realizou todos os testes técnicos e operacionais e gerenciou a instalação de equipamentos fixos, equipamentos de fornecimento de energia, sistemas de sinalização e material rodante.

A gestão de tráfego será fornecida pelo Posto de Comando Central (PCC) localizado em Sidi Moumen, na extremidade leste da linha. Este centro de operações e manutenção, com 7 hectares, é um dos maiores do mundo.

Os VLTs Citadis de Casablanca foram fabricados e montados na França, na planta de Reichshoffen. Outras unidades envolvidas no projeto foram La Rochelle (engenharia), Le Creusot (truques), Ornans (motores), Villeurbanne (eletrônica de bordo) e Tarbes (sistema de tração).

Até o momento, 1.600 Citadis foram encomendados por 40 cidades em todo o mundo. No total, o Citadis já percorreu mais de 400 milhões de quilômetros e transportou cerca de 4,8 milhões de passageiros (2 milhões por dia).

Fonte: Padrão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário