Centro terá túnel exclusivo para passagem de ônibus

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Projeto faz parte do futuro Corredor Leste e diminuirá tempo de chegada dos coletivos ao Terminal Dom Pedro II
 

Obras começaram em outubro do ano passado

 

Obra na capital vai aproveitar 150 m de passagem subterrânea desativada na estação da Linha 3 – Vermelha do Metrô e combinar vários métodos construtivos

José Carlos Videira

 

Uma das avenidas mais movimentadas da cidade de São Paulo, a Alcântara Machado, popularmente conhecida por Radial Leste, vai ganhar um túnel exclusivo para a passagem de ônibus. Com 630 m de extensão, duas faixas em dois sentidos, o acesso subterrâneo ligará o final da avenida, na região do bairro da Mooca, ao terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II, na área central da cidade. O emboque será feito em trecho de túnel desativado do metrô já existente na estação Pedro II do Metrô, na Linha 3 – Vermelha.
 

Iniciado em outubro do ano passado, o túnel faz parte do futuro Corredor Leste, com 12 km de extensão, que vai ligar a Radial Leste, na altura da Estação Vila Matilde do Metrô, na Zona Leste, e o Terminal Dom Pedro II. A obra vai evitar o represamento do tráfego de ônibus, que circularão pelo futuro corredor, e de automóveis que se utilizam da saturada avenida, na intersecção entre a via atual e a faixa de tráfego do corredor.

 

A obra do túnel vai custar R$ 176 milhões, ou cerca de 40% do custo total orçado para o Corredor Leste, que é de R$ 438 milhões. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).

 

Com término previsto para abril de 2017, as obras estão sendo executadas pelo consórcio Mobilidade Urbana SP, formado pelas construtoras OAS e EIT Engenharia. De acordo com a secretaria, a execução da passagem subterrânea vai exigir o emprego de várias técnicas construtivas.

 

Num trecho de 380 m, o consórcio construtor vai aplicar o Método Austríaco Não Destrutivo (NATM) sob a via, seguindo até a Radial Leste. Em cada um dos 90 m das extremidades do túnel, a opção é pelo método cut and cover, com valas no sentido do emboque do túnel existente do metrô. Os 160 m de vias de acesso ao túnel (para coletivos que saem da Radial Leste e vão entrar no Terminal Parque Dom Pedro) serão construídos em vala a céu aberto.

 

A escavação do túnel vai movimentar em torno de 100 mil m³ de terra no local. O volume de concreto vai atingir, aproximadamente, 8 mil m³, além do consumo de 800 t de aço.

 

Solo mole, nível de água alto, baixa cobertura em área densamente ocupada estão entre as principais dificuldades do projeto, segundo a secretaria. O consórcio construtor vai precisar fazer jet grouting, rebaixar o lençol freático e utilizar enfilagem.

 

 

Túnel de metrô

O emboque será feito em túnel de 150 m de extensão, que está pronto, mas nunca foi utilizado, sob a Estação Pedro II, da Linha 3 – Vermelha do Metrô de São Paulo. Sem especificar valores, a secretaria afirma que a utilização desse túnel existente vai diminuir bastante o custo total da obra.

 

Essa etapa da construção está sendo executada sob o controle e acompanhamento da área de engenharia da Companhia do Metropolitano. Por intermédio de instrumentos, o consórcio construtor controla os recalques da estrutura da estação da linha de metrô mais movimentada de todo o sistema metroviário da cidade de São Paulo.

 

A construção do túnel exclusivo para a passagem de ônibus é uma solução de engenharia que vai contribuir para diminuir o tempo de viagem dos coletivos que chegam da Zona Leste de São Paulo em direção ao Terminal Dom Pedro II. A secretaria informa que, nos horários de pico de trânsito, os ônibus levam, atualmente, em média 40 minutos desde a saída da Radial Leste até o Terminal Dom Pedro II. Com o túnel, o percurso será feito em no máximo dois ou três minutos.

 

Túnel Radial Leste

Valor

R$ 176 milhões

Início das obras

Outubro de 2014

Término das obras

Abril de 2017

Extensão

630 m

Movimentação de terra

100 mil m3

Concreto

8 mil m³

Aço

800 t

Consórcio construtor

Mobilidade Urbana SP
(OAS e EIT Engenharia)

 

Fonte: Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo

 

Fonte: Redação OE


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