“Cidade de data centers” projetada para IA está sendo construída no RS

“Cidade de data centers” projetada para IA está sendo construída no RS

Compartilhe esse conteúdo

Com um investimento inicial de R$ 3 bilhões, está sendo construída a Scala AI City, “uma cidade de data centers que será instalada em Eldorado do Sul (RS). A estrutura está sendo projetada para ser um polo estratégico de inovação com capacidade inicial de TI de 54 megawatt (MW), e com potencial de expansão que pode atingir 4,75 GW (4,75 mil MW) em 10 milhões de metros quadrados – o equivalente a 6,5 mil campos de futebol.

A Scala AI City foi anunciada em setembro de 2024, quando o governo do Estado e a Scala Data Centers assinaram protocolo de intenções com a Prefeitura de Eldorado do Sul para viabilizar a construção. O empreendimento será interligado ao data center SPOAPA01 da Scala, localizado em Porto Alegre, e futuramente estará conectada ao cabo submarino Malbec, que liga São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.

O projeto adota um design “FutureProof”, pensado para as cargas de trabalho mais intensivas de treinamento de IA. Isso se traduz em racks com capacidades que superam 150 kW, em comparação aos 20 kW usuais dos data centers convencionais. Além disso, o campus usará tecnologia de resfriamento líquido, indispensável para lidar com o calor gerado pelos processadores de IA.

Em maio deste ano, o Ministério de Minas de Energia autorizou a conexão de 5 gigawatts (GW) de energia para a cidade de data centers de Eldorado do Sul. Isso porque, o crescimento de demanda provocada pelos workloads (quantidade de processamento e cargas de trabalho que um aparelho recebe durante um determinado período) de Inteligência Artificial (IA), exigem alta densidade computacional e fornecimento energético. Segundo informações do Ministério, quando totalmente desenvolvida, a cidade de data centers contará com uma capacidade de 4,75 GW, volume de energia superior ao consumo de todo o Estado do Rio de Janeiro.


Compartilhe esse conteúdo