A Cobreflex, fabricante brasileira de condutores elétricos para geração e transmissão de energia, inaugurou oficialmente sua unidade fabril em Guarambaré, no Paraguai, em parceria com a empresa Dipro PY.
Leia também: Empresas anunciam balanço de negócios fechados durante a Equipo Mining 2008
A nova planta industrial terá como foco a fabricação de cabos de alumínio de média tensão, além da produção de cabos de rede Norphel — voltados à distribuição de energia — e cabos elétricos de baixa tensão da linha Cobreflex Fios e Cabos Elétricos.
Presença de autoridades e fortalecimento da indústria local
A cerimônia de inauguração contou com a presença de importantes autoridades paraguaias, entre elas o Santiago Peña, o Javier Giménez, e o presidente da ANDE, Félix Sosa.
Antes da implantação da unidade em Guarambaré, o Paraguai dependia da importação de cabos de alumínio do Brasil, uma vez que não havia produção local desse tipo de insumo estratégico para o setor elétrico. A nova fábrica contribui para o fortalecimento da cadeia industrial paraguaia, reduzindo a dependência externa e ampliando a competitividade do país no segmento de energia.
Expansão também no Brasil
Além da expansão internacional, a Cobreflex anunciou que ainda em 2024 irá inaugurar uma nova fábrica no município de Escada, a cerca de 60 km do Recife (PE). A unidade será dedicada à produção de cabos elétricos 100% em cobre, ampliando a capacidade produtiva da empresa no mercado brasileiro.
A estratégia reforça o posicionamento da Cobreflex como fornecedora relevante para os mercados de geração, transmissão e distribuição de energia, acompanhando o crescimento dos investimentos em infraestrutura elétrica na América do Sul.


