Usar o serviço de balsa para atravessar o rio Madeira, na BR-364/RO, é o único meio de chegar por terra ao Estado do Acre. Mas a construção de uma ponte, prevista para ficar pronta até o final de 2016, depois de anos de promessa, acabará com o problema.
A falta dessa ponte já foi apontada como um dos motivos pelo não desenvolvimento da Estrada do Pacífico, que escoaria a produção brasileira pelo lado noroeste do País até os portos do Peru no Oceano Pacífico, criando uma alternativa de exportação aos mercados do Oriente.
A travessia acontece na altura do distrito de Abunã, no Estado de Rondônia, próxima à fronteira do Brasil com a Bolívia e a cerca de 150 km da divisa com o Acre. Um caminhoneiro chega a pagar mais de R$ 100 para se dirigir ao outro lado do rio.
É comum caminhões aguardarem cerca de uma hora para a travessia. Passam por dia mais de 1 mil veículos no local.
A ponte começou a ser construída em agosto, pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Serão 30 meses de trabalhos.
A construção está a cargo do consórcio formado pelas empresas Arteleste Construções e Enescil Engenharia de Projetos, envolvendo projetos básico e executivo e execução das obras. O custo é de R$ 128 milhões. A construção deverá gerar 300 empregos diretos.
Atualmente, se realizam na ponte os trabalhos de fundação e já surgem os primeiros pilares às margens do rio. As execuções acontecem 600 m a jusante do trecho do rio onde se realiza o serviço de travessia por balsa. Há desapropriações a se fazer em um dos lados do acesso à ponte.
A ponte terá 1,1 km de extensão, largura de 14,5 m e vão central de 170 m. A obra consumirá aproximadamente 25 mil m³ de concreto armado e entre 10 mil e 15 mil t de aço. (Augusto Diniz)
Fonte: Revista O Empreiteiro