O Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, constrói duas passagens subterrâneas (mergulhões) de retorno de veículos sob a avenida Armando Lombardi, no bairro da Barra da Tijuca. Cada mergulhão terá uma faixa de rolamento, com 416 m de comprimento e 9 m de largura.
A obra exigirá a movimentação de 12.500 m³ de terra para a escavação das passagens. A construção consumirá 4.100 m³ de concreto, 600 m³ de asfalto e cerca de 1,2 mil t de aço. Atualmente, ocorre a instalação do sistema de contenção do terreno para escavação dos mergulhões, que consiste na cravação de estruturas metálicas a aproximadamente 15 m de profundidade. A construção mobiliza 110 trabalhadores.
As passagens estão sendo construídas de forma coordenada com os túneis da Estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô e estarão disponíveis para a população em meados de 2016. Os mergulhões são uma solução nova para o viário do entorno da estação e atendem a uma antiga demanda da população para melhorar a fluidez do trânsito na região. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o governo do Rio, o Consórcio Construtor Rio Barra e a CET-Rio.
Fonte: Consórcio Rio Barra