Destaques no ranking da CONSTRUÇÃO

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Centro integra serviçose ações da segurança pública no RJ

A Dimensional Engenharia, fundada no Rio de Janeiro (RJ) no início da década de 1990, já executou mais de 400.000 m2de edificações e 800.000 m2de intervenções urbanas. Constrói prédios e residências de luxo; habitação popular; prédios escolares, comerciais e hospitais; instalações e montagens industriais; áreas esportivas; além de obras de saneamento e urbanização. E atua ainda em restaurações, recuperação de estruturas e reformas.

O domínio de procedimentos executivos de serviços, somado à tecnologia de diferentes sistemas construtivos, dão suporte à estratégia de diversificação, adotada pela Dimensional, no setor de construção.

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Essa diversificação se estende a clientes privados e públicos.

A excelência de seu modo de trabalho é demonstrada por obras recentes, como a reurbanização do Aterro do Flamengo, a transformação do Pavilhão de São Cristóvão no Centro de Tradições Nordestinas e a reconstrução do estádio de remo da Lagoa. E também o edifício do Centro Integrado de Comando e Controle do Estado do Rio de Janeiro, no Centro do Rio.

Este último projeto foi concebido para implantar uma estrutura física institucional destinada à integração operacional e técnica das diversas forças de segurança pública no estado. Abriga os serviços de teleatendimento da Polícia Militar, do SAMU, do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal, Forças Armadas, Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e CET-Rio.

Inaugurado no último dia 31 de maio, o prédio, com área total de 13.311 m², é uma construção de quatro pavimentos mais cobertura, implantada em terreno de 6.260 m². A edificação teve fundações em estacas de concreto utilizando o sistema de hélice contínua monitorada. A estrutura metálica se utiliza de vigas e pilares em perfis W, e as lajes são pré-lajes autoportantes.

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A construção se constitui também de escadas metálicas, alvenarias de blocos de concreto, paredes internas em gesso acartonado no sistema drywall, divisórias sanitárias, pisos, soleiras e bancadas de granito polido, forro acústico em placas, estrutura desteel frameem fechamento de grandes vãos, esquadrias de pele de vidro e revestimento das fachadas em ACM, entre outros itens.

Experiência em infraestrutura eem obras para a baixa renda

A Egesa, construtora com matriz em Belo Horizonte (MG) e escritórios no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, entre outras localidades, soma mais de 50 anos de experiência em grandes projetos de infraestrutura no Brasil e no exterior.

Já participou de grandes obras de alta complexidade que contribuíram para o desenvolvimento do País, como a duplicação das rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt, a pavimentação da rodovia Transamazônica e a construção de gasodutos da GASMIG. Hoje, com uma equipe que soma 6 mil colaboradores, contribui com importantes projetos, como a transposição das águas do rio São Francisco, em que executa canais, aquedutos e barragens. Também liderou a construção da ponte estaiada ligando o Brasil (Oiapoque, AP) à Guiana Francesa (Saint Georges), vencendo o rio Oiapoque, como responsável pelo projeto executivo e execução das obras.

Outro projeto de relevância social e econômica de que a Egesa se orgulha de participar é o de construção de unidades habitacionais populares para os desabrigados da chuva no município de Barreiros (PE), um dos mais afetados em 2010. Por meio do programaMinhaCasa, Minha Vida, do governo federal, a empresa já construiu e entregou 2.150 unidades, de um total de 3.743. Executados em regime de urgência, com métodos industrializados, os serviços incluem terraplenagem, edificação das casas e geração da infraestrutura urbana, como drenagem pluvial, implantação das redes de água e esgoto, estações de tratamento de água e esgoto e rede elétrica. A utilização de galpões inflados, no interior dos quais foram instalados os canteiros, evitou a interrupção dos trabalhos pelo mau tempo e, por isso, encurtou o prazo de execução. Uma solução construtiva com ganho social.

PPP realiza novo centroadministrativo do governo do DF

A Via Engenharia, empresa fundada em 1980 em Brasília (DF) e com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, hoje ajuda a construir o novo Centro Administrativo do Governo do Distrito Federal, no município de Taguatinga. É uma obra de vulto: 178 mil m2de área construída sobre terreno de 97 mil m2de área, com orçamento de R$ 709 milhões.

Foi iniciada em fevereiro do ano passado e a previsão é de que seja entregue em julho de 2014. Está sendo executada em regime de parceria público-privada, de que também faz parte a construtora Odebrecht. Conforme o contrato, o governo do Distrito Federal pagará pela construção aluguel mensal por um período de 22 anos. Após esse prazo, se tornará dono do empreendimento.

Com pouco mais de um terço já executado, as instalações do novo complexo da administração comportarão até 15 mil servidores, incluindo governadoria, secretarias e órgãos da administração direta. Isso significa que todo o Executivo do Distrito Federal migrará para lá, numa operação complexa. O novo centro terá 15 edifícios, centros de convenções e convivência e um prédio-garagem (poderá receber 3 mil veículos). A conclusão do empreendimento foi dividida em duas etapas. A primeira entrega deve ocorrer no fim deste ano e começo de 2014, começando pelas instalações do governador.

A Via Engenharia também participou recentemente, ao lada da construtora Andrade Gutierrez, de outro empreendimento icônico do Distrito Federal: a reforma do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, para a Copa do Mundo de 2014. Inaugurado em maio deste ano, o estádio tem capacidade para mais de 70 mil pessoas e custou R$ 1,5 bilhão.

800 obras e 8 milhões de m² construídos

A Racional Engenharia, empresa fundada em 1971 e com sede em São Paulo, acumula a entrega de mais de 500 obras, que correspondem a 8 milhões de m² construídos. Uma marca reconhecida, resultado da atuação da empresa em múltiplos segmentos: industrial, edificações de missão crítica,shopping centerse varejo, saúde, hotéis eresorts, logística, corporativo e educação e cultura.

A área de Desenvolvimento Imobiliário da Racional, criada em 2004, teve contribuição decisiva para o bom resultado, pois permitiu diversificar e complementar as operações de engenharia e construção. Com a nova área, a empresa começou a assumir também a administração dos empreendimentos nos segmentos de logística, edifícios corporativos e eventos, entre os quais hoje se destacam o Centro Empresarial Rio Cidade Nova, no Rio de Janeiro; o Centeranel Raposo, na rodovia Raposo Tavares, em São Paulo; e o Centeranel Viracopos, em Campinas (SP). A Racional também assina a execução de outras grandes obras, como as instalações industriais da Ford Camaçari (BA); a recuperação da Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, importante centro de eventos; e a execução do Hotal Fasano, empreendimento de luxo, também na capital paulista.

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A Racional anuncia, como prova de sua excelente performance, que o índice de fidelização de clientes vem crescendo nos últimos anos e é de 66% da atual carteira de obras. Um dos principais clientes do portfólio da Racional é o Grupo Multiplan, com 15 obras construídas nos segmentos deshopping centere corporativo desde a década de 1980. Entre essas obras, sobressai a do Shopping Village Mall, no Rio de Janeiro, inaugurado em dezembro do ano passado. A edificação alcança 125 mil m² de área construída, com seis pavimentos: três pavimentos de lojas, restaurantes e cinemas e três pavimentos para estacionamento. Os serviços incluíram o escopo inteiro do projeto, entre eles, projetos executivos, fundação, contenções, escavação, estrutura de concreto, fechamentos, cobertura, revestimentos, acabamentos civis, elevadores, escadas rolantes, áreas externas, instalações elétricas e hidráulicas.

Mobilidade para o Rio do futuro

A Carioca Christiani-Nielsen Engenharia tem sua origem em 1947. Foi então que a empresa Carioca de Engenharia iniciou suas atividades, com projetos de urbanização no subúrbio do Rio de Janeiro. Data de 1988 a atual configuração da empresa, com a aquisição da Christiani-Nielsen Engenheiros e Construtores e a incorporação do acervo de centenas de empreendimentos da construtora dinamarquesa no Brasil, principalmente suaexpertiseem obras marítimas.

Pela atuação em projetos de infraestrutura essenciais ao País, a Carioca Christiani-Nielsen já tem um lugar na história da engenharia brasileira. Por exemplo, a construtora esteve presente na construção da Linha Vermelha (RJ), do Poliduto Replan-Brasília, para a Petrobras; do gasoduto Urucu-Coari-Manaus (AM); da expansão da Refinaria Alumar e respectivas instalações portuárias (MA); da Cidade das Artes (RJ); da Linha 1A do Metrô do Rio (RJ); do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (ES); e do trecho sul do Rodoanel Mário Covas (SP).

Hoje, profissionais da empresa planejam e executam empreendimentos que poderão colocar o Brasil num novo patamar de desenvolvimento, como a linha de BRT Transcarioca (RJ), o Metrô Linha 4 Zona Sul e Barra (RJ), a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô (SP) e o projeto de revitalização Porto Maravilha (RJ).

O projeto Porto Maravilha, do qual a Carioca Christiani-Nielsen participa também como acionista da concessionária Porto Novo (o contrato é no modelo PPP), abrange uma área de mais de 5 milhões de m2no centro da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é revitalizar toda a zona portuária. No local, está sendo executado um complexo conjunto de obras, entre as quais se destacam a implantação de novas redes de água e esgoto, a reurbanização de 70 km de vias e calçadas, o desmonte do Elevado da Perimetral, a edificação do Túnel da Via Binária e do Túnel da Via Expressa, que substituirá o Elevado da Perimetral. É a construção do Rio do futuro.

A presença em plantas industriais

Estabelecida no Brasil desde 1972, a Toda do Brasil, com sede em São Paulo, é subsidiária da Toda Corporation, construtora que atua no Japão e no mundo há mais de 120 anos.

Em terras brasileiras, a Toda elabora projetos básicos e executivos e executa edificações de indústrias, escolas, hospitais,shopping centers, edifícios comerciais etc. Já são quase 3 milhões de m2de área construída no País.

No portfólio, projetos construtivos importantes, como o de ampliação da fábrica da Makita do Brasil, em Ponta Grossa (PR), concluída este ano; a construção do prédio da nova embalagem de sólidos, a reforma do prédio dos líquidos e do refeitório e a construção da portaria e do estacionamento da fábrica da EMS, em Hortolândia (SP). Há outras muitas obras executadas para empresas de peso, como Duratex, Yakult e Pirelli.

Destaque especial para a edificação da nova fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil, em Fazenda Rio Grande (PR), destinada a fabricar pneus (marca Dunlop). A obra se estendeu de janeiro do ano passado até junho deste ano e incluiu elaboração do projeto executivo, terraplenagem e execução propriamente dita.

Para a execução, foram movimentados 588 mil m3de terra e utilizados 18 mil m3de concreto. A estrutura da nova fábrica foi levantada com o emprego de peças pré-moldadas de concreto (vigas, pilares e lajes) e recoberta com estrutura metálica e telha zipada. A Toda se responsabilizou também pelas instalações elétricas, hidráulicas e de refrigeração (ar-condicionado).

Crescimento com prédiosde luxo em Porto Alegre

Com mais de 20 anos de atuação e sede em Porto Alegre (RS), aMelnick Evené uma das maiores incorporadoras do Rio Grande do Sul. Soma conhecimento do mercado regional com a experiência e solidez da Even.

Nos últimos três anos, a Melnick Even vem crescendo de forma consolidada. A estratégia de comercialização com foco no conceito arquitetônico sofisticado dos empreendimentos tem posicionado bem a empresa. Como resultado concreto, obteve, em 2012, crescimento de 28%, com R$ 410 milhões de VGV lançado (valor geral de vendas), contra R$ 320 milhões em 2010. Hoje conta com mais de 20 canteiros de obras em produção (670 mil m²).

Entre os empreendimentos da Melnick Even, está o Casa do Sol, em Porto Alegre (RS), entregue em dezembro do ano passado. Trata-se de um edifício residencial com 7.182 m2de área construída, formado por 14 apartamentos de alto padrão (um por andar) com 396 m2privativos e quatro suítes.

Outro empreendimento de destaque, com a assinatura da incorporadora, é o Spot, também na capital gaúcha, concluído em novembro do ano passado. São 194 unidades, distribuídas numa área total construída de 21,5 mil m².

Quando questionada sobre o futuro, a missão da empresa é clara: ser reconhecida como a principal opção para quem busca imóveis de qualidade e um dos líderes da região Sul até 2015. O prêmio deEmpresa do Anode 2012 no SindusCon Premium, concedido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (SindusCon-RS), indica que a Melnick Even tem construído certo.

Gestão integrada asseguraa qualidade dos serviços

A Mascarenhas Barbosa Roscoe aplica, a todos os empreendimentos que planeja e executa, um sistema de gestão integrado, que inclui práticas de gestão de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança.

À observação dos melhores e mais modernos processos e ferramentas da engenharia, a construtora soma a experiência de quase 80 anos de atividades, em obras de médio e grande portes, nas áreas de mineração, siderurgia, de infraestrutura de transportes e edificações prediais, industriais e comerciais. Hoje a empresa tem sedes em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras.

Recentemente, a Mascarenhas Barbosa Roscoe propôs e desenvolveu um trabalho pioneiro com pré-moldado para importante projeto de mineração em Minas Gerais.
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Pela primeira vez no País, um espessador de concentrado foi executado com estrutura pré-moldada hiperestática de concreto armado. A adaptação do projeto convencional para o sistema misto levou a uma redução de 25% no prazo de execução das obras.

A adoção de formas metálicas especiais para essas peças pré-moldadas utilizadas nas obras levou também a outro ganho: 30% na produtividade e melhor qualidade de acabamento. Como consequência do método, que prescinde de cimbramento, a construtora ainda estima corte de 50% do efetivo estimado para o serviço, minimizando riscos de segurança do trabalho no local.

Ferrovias, rodovias e monotrilho no currículo

A CR Almeida S/A Engenharia de Obras é braço do Grupo CR Almeida na área de engenharia e construções. Com mais de 50 anos de história, já executou algumas das principais obras de infraestrutura no Brasil, entre elas, a Ferrovia Central do Paraná, a Hidrelétrica São Simão (MG), o Canal de Navegação de Pereira Barreto (SP) e a duplicação da Rodovia dos Imigrantes (SP).

Uma das marcas distintivas do trabalho da empresa é a busca de inovação. Por exemplo, na construção da Usina de São Simão, na década de 1970, instituiu o transporte de concreto por meio de cabos aéreos, permitindo seu lançamento com precisão no corpo das estruturas. Na construção da segunda pista da Imigrantes (descendente), a empresa utilizou método de construção de pontes e viadutos então inédito no País, que consiste na fabricação de módulos pré-moldados, apoiados em berço anterior ao início dos vãos e que posteriormente são “empurrados” até a sua posição final. O sistema deu velocidade à execução e evitou transtornos extras ao tráfego de veículos.

Agora, a construtora participa da criação de mais uma novidade na infraestrutura: a introdução em São Paulo do monotrilho, sistema de transporte por trens leves, sustentado por pilares de até 15 m e conduzido sobre uma única viga-guia, que corresponde ao trilho. A CR Almeida é responsável pelas obras civis da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, juntamente com a Andrade Gutierrez. A primeira fase do projeto tem 7,7 km de extensão, interliga o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e deve operar comercialmente no segundo semestre de 2014.

A extensão total dessa linha de monotrilho será de 17,7 km, com 18 estações de embarque, ligando a Estação Jabaquara à Estação São Paulo/Morumbi. Hoje, 1.200 pessoas trabalham direta e indiretamente na obra. Nas contas dos construtores, o primeiro trecho da linha terá um total de 580 vigas-guia de concreto pré-moldado, cada uma medindo 31,70 m.

A conquista da referência em túneis

A Toniolo, Busnello se tornou, ao longo dos anos, uma das principais referências, quando o assunto são túneis. Originada da associação dos irmãos Joaquim e Germano Toniolo com o primo Octaviano Albino Busnello, em 1945, no Rio Grande do Sul, a empresa chegou a uma marca importante em junho deste ano: 200 km de túneis construídos. Da execução inicial de túneis ferroviários no estado de origem, a Toniolo, Busnello foi diversificando serviços e incluindo no currículo obras pelo País, de túneis rodoviários, hidráulicos e de mineração.

Hoje, a empresa participa da execução do maior projeto de infraestrutura hídrica para múltiplos usos em andamento no País, o de transposição das águas do rio São Francisco, ou, como é chamado pelo governo, Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. A Toniolo, Busnello, que participa das obras do lote 14, ao lado das construtoras Construcap e Ferreira Guedes, é responsável pela construção de dois túneis, ambos para o sistema adutor, localizados no Eixo Norte do projeto.

O túnel mais extenso é o Cuncas I, na divisa entre Ceará e Paraíba, entre os municípios de Mauriti (CE) e São José de Piranhas (PB), com mais de 15 km e seção de 9,30 m de largura e 9,30 m de altura. É considerado o mais longo túnel da América Latina para o transporte de água. Segundo a Toniolo, Busnello, as escavações do Cuncas I somam 70% do total. O outro túnel que a empresa executa, o Cuncas II, tem extensão de 4 km, com emboque em São José de Piranhas (PB) e desemboque em Cajazeiras (PB). As escavações foram concluídas em julho e agora o túnel está em fase de acabamentos e execução do piso. O Cuncas I e o Cuncas II têm por objetivo aduzir 83.700 l/s e contribuir com o abastecimento de uma região historicamente prejudicada pela falta de água.


O caminho do projeto à execução

A DoisA Engenharia, com sede em Natal (RN), está habilitada a atuar em diversos segmentos da construção civil, desde a elaboração do projeto até a sua execução. A empresa indica como diferencial do seu modo de atuar a busca constante de sustentabilidade nos projetos. Por exemplo, a DoisA é responsável pela adoção e difusão de novos materiais, como o Concreto Celular Neopor. É um sistema construtivo de tecnologia alemã que ajuda a reduzir o prazo de entrega do empreendimento, com menor desperdício do material utilizado.

A construtora hoje está apta a realizar os mais diversificados projetos de engenharia e já apresenta no portfólio numerosos projetos de pavimentação asfáltica, condomínios horizontais, edifícios residenciais, casas de luxo, habitações de interesse social, sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, serviços de limpeza urbana e construção de parques eólicos.

Aliás, a DoisA Engenharia é uma das pioneiras na construção de parques eólicos no Brasil e já assinou projetos de execução em mais de dez sítios, em três regiões do País. A empresa hoje dispõe de equipe especificamente dedicada a estudos de racionalização, orçamento, planejamento e execução desses empreendimentos. Uma das grandes obras de que participou foi a de edificação dos parques eólicos Calangos II, IV e V, em Bodó (RN). A potência instalada ali é de 90 MW, advinda de 45 aerogeradores. A DoisA realizou as fundações do empreendimento e executou as vias de acesso aos parques, totalizando 31 km e 19,4 mil m3de concreto.

A expansão com edificações industriais

A Sertenge, no mercado há mais de três décadas, com sede em Salvador (BA) e escritórios no Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), está hoje entre as maiores e mais prestigiadas empresas da construção civil do País.

Começou suas atividades para suprir a carência do setor de construções metálicas, na Bahia. Tinha sua atuação voltada para a implantação dos polos petrolíferos, na região de produção do Recôncavo, da Petrobras, e, posteriormente, para as indústrias do Centro Industrial de Aratu. Esse trabalho culminaria com a implantação do Complexo Petroquímico de Camaçari, experiência que lhe permitiu o acompanhamento da expansão industrial no estado.

A partir de 1986, direcionou esforços para a área da construção civil e conta hoje com mais de 10.000 unidades habitacionais entregues, 530.000 m² de área construída, somando obras residenciais, edificações públicas e particulares.

Na área de edificações industriais, coube à Sertenge a construção da fábrica da Belgo Bekaert Nordeste, em Feira de Santana (BA). A empresa executou quatro etapas distintas, totalizando 25.000 m² de área construída, constituídas de galpões com sistema de bases de concreto para receber equipamentos de alto desempenho.

Entre os empreendimentos hoje sob sua execução, está o Residencial Varandas do Vale, por meio do programaMinha Casa, Minha Vida. O empreendimento abrange 25 prédios, com um total de 520 unidades habitacionais, e estrutura de lazer que inclui piscinas e quadras poliesportivas.

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A primeira multinacional brasileirade engenharia

Com 33 mil colaboradores, a Odebrecht Infraestrutura é a maior construtora do Brasil, herdeira da experiência da Construtora Norberto Odebrecht, fundada em 1944 por Norberto Odebrecht, em Salvador (BA).

Atua em serviços de engenharia e construção, nos segmentos de transporte e logística (metrô, ferrovias, rodovias, portos e aeroportos); energia (usinas hidrelétricas); saneamento (água, esgoto, irrigação); edificações de uso público e corporativo (arenas esportivas, escolas, centros administrativos, centros de exposição e convenções); desenvolvimento urbano e de atividades de mineração.

Hoje, a construtora está presente em algumas das mais importantes obras em andamento no Brasil, como a Arena Corinthians, em São Paulo, e o complexo do programa do submarino nuclear da Marinha, em Itaguaí (RJ). No portfólio de obras realizadas, a Odebrecht reúne empreendimentos essenciais da infraestrutura brasileira, como o Metrô do Rio de Janeiro (expansão da Linha 1), o Centro Administrativo de Minas Gerais, o Píer IV do Terminal da Ponta da Madeira (MA), o Píer Petroleiro do Complexo Industrial e Portuário de Suape (PE), a linha de BRT Transoeste (RJ), as usinas hidrelétricas de Itaipu (PR), em consórcio, Itá (SC/RS) e Xingó (AL) e o terminal portuário multiúso Embraport (SP).

O Embraport é um terminal portuário privado situado na margem esquerda do porto de Santos (SP) e entrou em operação em julho deste ano. Seus acionistas são Odebrecht TransPort e DP World. Com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, em sua primeira fase o empreendimento conta com 653 m de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés),
em área total de 530 mil m². A execução da fase inicial somou volume de 160 mil m³ de concreto, 30 mil t de aço e 2 mil estacas de concreto. Na fase final da edificação, o Embraport alcançará 1,1 mil m de cais, com 342 mil m²de área, capacidade anual de 2 milhões de TEUs e 2 bilhões de litros de granéis líquidos, em área total de 848,5 mil m².

No mercado internacional de infraestrutura, a Odebrecht já tem também longa tradição de obras, com unidades de negócios para a África (com destaque para os países lusófonos Angola e Moçambique), Emirados Árabes e Portugal. Na América Latina, os projetos são numerosos e incluem países, como a Argentina, a Colômbia, o Panamá e a Guatemala.


Aexpertisede maior construtora do País levou a Odebrecht a também conquistar projetos nos Estados Unidos. Engenharia brasileira para exportação.


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