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Execução viária na Grande Florianópolis tem nove frentes de serviço

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O Contorno de Florianópolis, construído em pista dupla pela Autopista Litoral Sul, da Arteris, que opera a BR-101, em Santa Catarina, está com nove frentes de trabalho. Os serviços estão divididos em três trechos numa extensão de 50 km.

No norte, do km 177,04 ao km 184,5, no município de Biguaçu, segundo a concessionária, realiza-se a supressão vegetal, implantação de cercas na faixa de domínio, serviços de drenagens e terraplenagem. Além disso, execução de camada drenante com areia, envolvida com manta geotêxtil e implantação de passagem superior no km 182,5.

Mapa do Contorno de Florianópolis, em traçado marrom. O objetivo é tirar o tráfego de cidades da Grande Florianópolis, localizadas no litoral

Já no trecho intermediário, do km 211,5 ao km 215,6, no município de São José, acontecem serviços de drenagens e terraplenagem, e execução de duas pontes, um viaduto, uma passagem inferior e o trevo com a rodovia SC-281.

Também no trecho rodoviário, do km 215,6 ao Km 220,5, no município de São José, serviços de drenagens, terraplenagem e passagem superior estão em andamento. No trecho sul, no Km 220,5, divisa entre os municípios de São José e Palhoça, acontecem serviços de supressão vegetal.

Há diferentes estágios de obras ao longo de 50 km do segmento

A concessionária relata que nos levantamentos geotécnicos, foram encontrados ao longo da futura via, diversos trechos compostos por aterros sobre solos moles, com baixa capacidade de suporte, alta compressibilidade e também baixa condutividade hidráulica. Segundo a empresa, as dificuldades pertinentes a este tipo de solo exigem cuidado por conta de recalques de fundação, os quais são diretamente ligados ao tempo, além dos problemas com estabilidades dos aterros assentados sobre este tipo de material.

Sobre o projeto

As obras tiveram início em 29 de maio de 2014 (com estimativa de inauguração em 2018) e prevê a execução, no total, de cinco pontes, seis trevos, dois viadutos, quatro túneis duplos e 22 passagens de desnível.

Sobre os projetos dos túneis, a concessionária explica que estão em análise na ANTT, e as obras serão iniciadas tão logo ocorra a aprovação da agência. A Arteris informa que os túneis têm a finalidade de não gerar interferência nas construções existentes no entorno da futura via, bem como não causar impacto ambiental. Ao todo serão construídos quatro segmentos duplos de túnel totalizando aproximadamente 8 km.

Segundo a Autopista, os empregos gerados ao longo da obra devem chegar a 2.600 empregos entre diretos e indiretos.

O objetivo do projeto é desviar o tráfego de longa distância da BR-101 do tráfego local dos municípios de Governo Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça, na Grande Florianópolis. Segundo a concessionária, outro benefício da implantação da via será o desenvolvimento de regiões rurais de seu entorno, já que existirão seis trevos de acesso às comunidades.

O valor final da obra ainda está em avaliação junto à ANTT. Segundo a concessionária, só será possível saber o custo após a análise da agência dos projetos dos túneis previstos.

Fonte: Revista O Empreiteiro


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