Obras de infraestrutura costumam mudar paisagens — algumas, mudam histórias. É o caso do Gasoduto Gavião Belo, projeto da Eneva que conecta a Estação de Produção de Gavião Belo à UTG em Santo Antônio dos Lopes, com aproximadamente 115 km de extensão e 20” de diâmetro. Considerada complexa pela localização remota, a obra atravessa oito municípios no interior do Maranhão e viabiliza o escoamento de gás no estado, beneficiando diretamente milhares de pessoas e representando um passo estratégico para o avanço da matriz energética nacional.
Executada pela Construtora Elevação, que completa 50 anos em 2026, a obra adota rigor técnico, foco em segurança e os pilares ESG como diretriz. Mais de 1.200 profissionais atuaram na operação com processos de governança, comitês de inspeção e uso de tecnologias como o Vacuum Lifter, que conciliam aumento de produtividade e redução de exposição ao risco, proporcionando mais segurança.
O projeto firmou parcerias com o SENAI Caxias e a escola Gardênia Ribeiro, criando programas inéditos na região, beneficiando mais de 5 mil pessoas. O PDMO (Programa de Desenvolvimento de Mão de Obra), ofereceu capacitação técnica e inclusão produtiva à população local. Já o ElevaRede promoveu a construção de salas de aula e inclusão digital para crianças, adolescentes e adultos da comunidade de Viola, em São Domingos do Maranhão.
No pilar de governança, o programa Elev+ | Construindo & Preservando Vidas, em parceria com a consultoria dss+ (empresa resultante de um spin off da DuPont), fortaleceu a cultura de segurança com ações de capacitação, prevenção e comitês proativos.
“Todos os empreendimentos deixam seu legado. Mas um impacto tão relevante como este é incomum. A Elevação sente-se orgulhosa de colaborar com o futuro do povo maranhense”, afirma Marco Fontoura, diretor-presidente da Construtora Elevação.
Entre as entregas do projeto, destacam-se:
– Assentamento de dutos DN 20” ao longo de aproximadamente 115 km, em regime EPC;
– Instalação de Lançador e Recebedor de PIG nas pontas do trecho (Fortuna/MA e Santo Antônio dos Lopes/MA);
– Entrega do sistema inertizado, garantindo integridade da linha e segurança até a operação definitiva;
– Cruzamentos especiais, como o do Rio Pucumã, executados com furo direcional (HDD).





