A Gerdau vai investir R$ 3,2 bilhões até 2026 para criar uma nova plataforma de mineração sustentável em Minas. Os valores serão aplicados na mina de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto (MG), que prevê alcançar uma produção de 5,5 milhões de toneladas quando a nova planta entrar em operação, no fim de 2025.
O empreendimento adotará o método de empilhamento a seco para disposição de 100% dos rejeitos, eliminando a necessidade do uso de barragem. Segundo a empresa, o uso do mineroduto para o transporte do minério de ferro até a siderúrgica em Ouro Branco, a cerca de 15 km, também reforça o compromisso com uma mineração sustentável.
“Esta nova plataforma de mineração sustentável é importante iniciativa na redução de nossas emissões de gases de efeito estufa, pois teremos um minério de alta qualidade”, analisa Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
O minério de ferro que será produzido neste novo investimento será, em sua totalidade, direcionado para o abastecimento das unidades de produção de aço da Gerdau no Estado – Ouro Branco, Barão de Cocais, Divinópolis e Sete Lagoas. A empresa atua no Estado há 35 anos.