O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou nesta terça (19/1) ordem de serviço para o início das obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água de Montes Claros (MG). O empreendimento da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) será executado pela OEC, que venceu a concorrência com valor global de R$ 209,6 milhões.
O sistema ampliará o já existente na cidade, que teve sua operação iniciada em 1974 e passou por atualizações nos últimos anos. O projeto será financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e terá um prazo de 16 meses para ser concluído. Serão gerados cerca de 240 postos de trabalho na região.
O novo sistema prevê a captação de água do Rio São Francisco no município de Ibiaí (MG), através de bombas flutuantes, com a adução cruzando o município de Coração de Jesus (MG). Serão construídos 92,5 km de adutoras com diâmetros que variam entre 700 e 600 mm, quatro estações elevatórias com reservatório de mil metros cúbicos e uma subestação de 2 MVA, além de 13 tanques alimentadores unidirecionais (TAUs), duas caixas de transição, uma estação de tratamento de água, desarenador, casa de química e a interligação da adutora ao reservatório de distribuição da ETA Pacuí, que já está em funcionamento.
O contrato com a OEC prevê comissionamento, pré-operação e operação assistida do sistema implantado.