A Irlanda está com um ambicioso plano para construir dois grandes parques eólicos no país, que poderiam gerar no total 8 mil MW de energia, com linhas de transmissão atravessando o Mar da Irlanda até o Reino Unido.
A iniciativa poderá gerar milhares de empregos e receita, mas nem todo mundo está feliz com a ideia de ter centenas de turbinas espalhadas pelas terras do país.
Investidores norte-americanos fizeram um acordo na Irlanda para criar um sistema no centro do país de 3 mil MW. O projeto, de US$ 10 bilhões, prevê a construção de 40 turbinas espalhadas por 9 mil km² na região central irlandesa. Os trabalhos começariam em 2015.
Um acordo similar propõe um projeto de parque eólico de 5 mil MW, patrocinado por empresas chinesas e portuguesas.
Atualmente, as companhias dos projetos eólicos na Irlanda negociam terras para a construção dos parques.
A ideia é oferecer toda essa energia ao Reino Unido, iniciando pela Irlanda e País de Gales. O sistema britânico prevê a necessidade de 20 mil MW de energia para substituir as plantas energéticas fósseis e nucleares.
As iniciativas vão ao encontro das metas da União Europeia, que requisita ao Reino Unido consumir pelo menos 15% de energia de fontes renováveis até 2020. Até 2009, isso representava apenas 3%.
No entanto, ambientalistas afirmam que os projetos irlandeses violam as normas internacionais de meio ambiente em termos de custo-benefício.
Fonte: Padrão