Responsável por conduzir a construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, uma das maiores obras em andamento na América Latina, a Acciona tem se destacado não apenas pelo porte técnico, mas também pelo impacto social gerado nas comunidades em seu entorno. A empresa é guiada pelo conceito de “Sociedade Positiva”, onde busca gerar valor a longo prazo para as comunidades onde atuam, integrando inovação e sustentabilidade em cada projeto. Por isso, é reconhecida pelo desenvolvimento inovador no projeto da linha 6-Laranja nos âmbitos técnico e social.
Do ponto de vista da inovação, o reconhecimento vem por conta da alta tecnologia utilizada para escavação subterrânea, utilizando duas tuneladoras que superaram desafios geológicos e de logística. Em cerca de quatro anos, os 15km de túnel da futura linha foram escavados, com produtividade recorde para a engenharia local. Ao todo, o projeto já conta com mais de 60% dos trabalhos concluídos.
Outra inovação é que a Linha 6-Laranja é o primeiro projeto de metrô do mundo a receber o selo FASTInfra, um reconhecimento para infraestruturas sustentáveis. Ainda na sustentabilidade, a ACCIONA realizou os primeiros testes com o HVO, um combustível de baixa emissão feito a partir de resíduos vegetais e mais de 97% dos materiais excedentes já foram revalorizados.

A ACCIONA vem sendo reconhecida por mudar o paradigma da engenharia nacional por meio de uma gestão que promove inclusão e diversidade. A obra em São Paulo conta com mais de 900 mulheres trabalhando, um número inédito para projetos desse porte no Brasil, e a formação da primeira turma de jovens aprendizes com deficiência.
Em abril deste ano, a empresa também foi agraciada no 6º Prêmio InovaInfra, pela implantação do Sistema de Gerenciamento de Riscos e Oportunidades aplicado nas obras da Linha 6 do Metrô de São Paulo, que permite o cumprimento das metas a partir do conhecimento, experiência e competência dos profissionais envolvidos.

INOVAÇÃO EM ENGENHARIA
A Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo conectará o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central, em apenas 23 minutos. Com 15 km de extensão e 15 estações, a linha deve beneficiar mais de 630 mil passageiros por dia, promovendo inclusão social, geração de empregos e desenvolvimento da cidade.
O projeto já acumula números expressivos: são 15km de túneis escavados com o uso de duas tuneladoras, sendo que a TBM Sul bateu recordes locais ao atingir picos de 41 metros escavados em apenas 24 horas, com médias diárias superiores a 25m. Na fábrica, foram produzidos 6.973 anéis para o revestimento do túnel.
Outro avanço importante foi o início da montagem da via permanente e a instalação de trilhos. Em relação ao andamento das obras, sete estações já superaram 60% de conclusão. Entre elas, destacam-se Santa Marina, Água Branca e Perdizes, que ultrapassaram 70% de execução.






One thought on “Linha 6-Laranja: Inovação e impacto social”
Comments are closed.