A UTC Engenharia está executando, desde janeiro de 2011, contratos on-site e off-site na Refinaria Alberto Pasqualini, Refap, pertencente à Petrobras. A realização dos trabalhos on-site tem estratégia construtiva hollywoodiana: a compra do maior reator do projeto, de 400 t, como peça única, quando normalmente é adquirido em partes e montado no local. Outros dois reatores, de menor porte, compõem o projeto.
Uma megaoperação começou desde que ficou comprovada a viabilidade da compra da peça única, fabricada na Itália e transportada utilizando recursos de transporte multimodal, com etapas marítima, lacustre, fluvial e rodoviária, até a Refap, em Canoas, RS. No trajeto marítimo foi contratado navio com recurso próprio para carga e descarga dos reatores no porto do Rio Grande; no trajeto lacustre e fluvial haverá balsas oceânicas; no trajeto rodoviário, as pontes e viadutos já existentes ganharão reforços para permitir o tráfego das carretas hidráulicas que transportarão os reatores. Após a chegada na Refap, os reatores serão verticalizados por um pórtico com capacidade de içamento de peças de até 1.200 t. Esse pórtico será utilizado pela primeira vez no Brasil.
No caso dos trabalhos off-site, destaque para a construção civil da 7ª célula da Torre de Resfriamento, feita toda em concreto pré-moldado fora da Refap; e a pré-montagem da tubulação de 42” em trechos de 24 m, também em área externa, reduzindo pela metade a execução de soldas e tratamento térmico no local de montagem.
As obras na Refap têm data de conclusão marcada para o segundo semestre de 2013.
Fonte: Padrão