Pela terceira vez, o Metrô de São Paulo altera a data de abertura das propostas para a licitação das obras da Linha 19-Celeste. Conforme consta no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 18/07/25, a publicação dos editais dos três lotes vai acontecer entre os dias 22 e 24 de setembro. Inicialmente, a licitação estava prevista para o dia 6 de junho, depois foi postergada para o final de julho. O investimento previsto para a nova linha é de R$ 19,5 bilhões.
De acordo com a Companhia do Metrô, a modalidade licitatória permanece inalterada, com três lotes distintos, cada um abrangendo cinco estações. Ainda de acordo com a estatal, o novo adiamento atende reivindicações apresentadas pelas companhias candidatas à licitação. A prorrogação ocorreu “em atendimento às diversas solicitações encaminhadas por empresas interessadas em participar da licitação, justificadas com base na complexidade multidisciplinar do objeto”, diz o Metrô em aviso de retificação publicado no Diário Oficial.
A licitação abrange a execução das obras civis, contemplando a elaboração do projeto executivo, obra bruta, arquitetura, via permanente e o fornecimento e implantação dos sistemas de alimentação elétrica e auxiliares de cada um dos três lotes. O Lote 1 compreende a ligação entre o centro de São Paulo e a estação Vila Maria. Para esse trecho a licitação eletrônica será realizada em 22 de setembro, às 9h.
Já o Lote 2 vai da estação Vila Maria até a estação Jardim Julieta e será licitado em 23 de setembro, às 9h. Por fim, o Lote 3, entre a estação Jardim Julieta e o VS 18 (Bosque Maia, em Guarulhos), teve a licitação agendada para 24 de setembro, às 9h. Segundo o governo paulista, os lotes serão trabalhados simultaneamente para acelerar a construção. O prazo de conclusão será de pouco mais de seis anos (75 meses) após a assinatura dos contratos.
Totalizando 17,6 km de extensão, a Linha 19-Celeste vai ligar a região do Anhangabaú, no centro de São Paulo, até o Bosque Maia, em Guarulhos, cruzando a zona norte da capital. A previsão é que ela tenha 15 estações: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra e Itapegica (Guarulhos); Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú (São Paulo). Com a nova linha, a estimativa do Metrô é de que o tempo do percurso seja reduzido em pelo menos uma hora.
O novo ramal metropolitano linha 19 será integrado às linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô. O ponto de partida será junto ao terminal de ônibus na Praça da Bandeira, entre as avenidas 9 de Julho e 23 de Maio. Na estação Cerealista, no bairro do Pari, pode ainda haver integração com a Linha 11-Coral da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM). A expectativa é de que a nova linha transporte 630 mil pessoas diariamente.





